15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Câncer de mama em paciente do sexo masculino. Relato de caso.

Introdução/Fundamentos

O câncer de mama é a neoplasia mais prevalente entre as mulheres, porém incomum no sexo masculino, o qual representa 1% do total de casos. Esta é uma das razões pelas quais o diagnóstico na maioria dos casos é feito tardiamente, em estágios mais avançados, o que compromete o prognóstico e acarreta maior morbimortalidade.

Objetivos

Relatar caso de câncer de mama no sexo masculino.

Caso

Paciente C.J.S., 69 anos, masculino, natural e procedente de Araxá-MG. Encaminhado pelo serviço de Urologia de sua cidade para investigação de “caroço” em mama direita. O paciente referia aparecimento de nódulo em mama direita há um ano, o qual até então associava a picada de inseto prévia. Ao exame físico, apresentava nódulo endurecido, irregular, de 2cm, periareolar em quadrante súperolateral de mama direita (QSLD). Não havia hiperemia, edema ou descarga papilar associados. A Mamografia evidenciou nódulo em QSLD classificado como BIRADS 4A, de 2,0x1,8x1,4cm. A Core Biópsia do nódulo revelou Carcinoma Invasor de tipo Não Especial, grau histológico 1, com imunohistoquímica subtipo Luminal A (positiva para receptores de estrógeno e progesterona, Ki67: 1%, escore 0 (negativo) para HER 2. Foi indicada Mastectomia à direita com pesquisa de linfonodo sentinela axilar direito, negativo para metástase à biopsia de congelação intraoperatória. O anatomopatológico descreveu carcinoma mamário invasor grau 1, com características de carcinoma tubular, 25mm, margens livres, estadiamento patológico pT2pN0. Paciente apresentou boa evolução pós-operatória, e mantém seguimento na Mastologia e na Oncologia Clínica, em terapia adjuvante oral com inibidor de aromatase.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de não haver protocolos de rastreamento para câncer de mama em homens, devido à baixa incidência, atentar-se aos sinais e sintomas clínicos usualmente presentes, como nódulos mamários ou axilares, alterações cutâneas ou descarga papilar, tornam possíveis diagnósticos radiológicos e histológicos mais precoces, melhorando a sobrevida. Neste caso, apesar da procura tardia do serviço de saúde, o perfil tumoral Luminal, de crescimento lento e menor perfil metastatizante, tornou possível a instituição de tratamento adequado e com resultado satisfatório, inferindo bom prognóstico ao paciente.

Palavras-chave

Câncer de mama; Sexo masculino; Rastreamento precoce.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE - Minas Gerais - Brasil

Autores

PEDRO MANSERA FREDERICO, ANSELMO EMILIO TOMAIN, JOAO LUCAS PEREIRA RODRIGUES, THIAGO LIMA NEVES, RAFAEL GARCIA TORRES