15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA CARDÍACA REUMÁTICA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A FEBRE REUMÁTICA(FA) E UMA COMPLICAÇÃO TARDIA, INFLAMATÓRIA, NÃO SUPURATIVA, DE BASE IMUNOLÓGICA,RECIDIVANTE E QUE ACOMETE JOVENS, DE AMBOS OS SEXOS, APÓS INFECÇÕES REPETIDAS DE FARINGOAMIGDALITES PELO STREPTOCOCCUS PYOGENES. É A PRINCIPAL CAUSA DE DOENÇA CARDIOVASCULAR ADQUIRIDA NA INFÂNCIA. CARACTERIZA POR ACOMETIMENTO CARDÍACO, ARTICULARES, SISTEMA NERVOSO CENTRAL, PELE E TECIDO CELULAR SUBCUTÂNEO. O DIAGNOSTICO SE BASEIA NOS QUADRO REPETIDOS DE FARINGOAMIGDALITES E NOS CRITÉRIOS DE JONES, SENDO ESTES, CRITÉRIOS CLÍNICOS MAIORES( CARDITE, ARTRITE, CORÉIA, ERITEMA MARGINADO, NÓDULOS SUBCUTÂNEOS) E MENORES( FEBRE, ARTRALGIA, PROVAS INFLAMATÓRIAS, ALTERAÇÕES AO ELETROCARDIOGRAMA). A PRESENÇA DE DOIS CRITÉRIOS MAIORES OU UM CRITÉRIO MAIOR E DOIS MENORES, MOSTRA ALTA PROBABILIDADE DE DOENÇA, SENDO OBRIGATÓRIA A EVIDÊNCIA DE INFECÇÃO ESTREPTOCÓCICA PRÉVIA. NOS CASOS DE ACOMETIMENTO CARDÍACO, ECOCARDIOGRAMA.

Objetivos

REVISÃO E PRONTUÁRIO E RELATAR CASO CLÍNICO DE FEBRE REUMÁTICA DE COMPROMETIMENTO CARDÍACO EM PACIENTE JOVEM.

Caso

FEMINO, 13 ANOS, COM QUADRO DE FARINGOAMIGDALITE E TRATAMENTO INCORRETO, PORTADORA DE INSUFICIÊNCIA MITRAL REUMÁTICA HÁ UM ANO, EM USO IRREGULAR DE BENZETACIL 120000 UI A CADA 21 DIAS DESDE O DIAGNÓSTICO, DEU ENTRADA NO SERVIÇO COM PRECORDIALGIA INTENSA, COM PIORA DA DOR AOS ESFORÇOS. REFERE FEBRE HÁ TRÊS SEMANAS COM FARINGITE E FEBRE. AO EXAME REGULAR ESTADO GERAL, AFEBRIL, SEM DORES ARTICULARES OU NÓDULOS. EXAMES: VHS: 60MM, ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO COM HIPOCINESIA DIFUSA DO VENTRÍCULO ESQUERDO, FUNÇÃO SISTÓLICA LIMÍTROFE, DISFUNÇÃO DIASTÓLICA DE VENTRÍCULO ESQUERDO DE PADRÃO RESTRITIVO, INSUFICIÊNCIA MITRAL DE GRAU IMPORTANTE, FRAÇÃO DE EJEÇÃO DE 50%(SiMPISON), ELETROCARDIOGRAMA: SOBRECARGA VENTRICULAR ESQUERDA(ÍNDICE SOKOLOV DE 36), ALTERAÇÃO DE REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR ANTERO SEPTAL, TRIGLICERIDEOS : 190MG/DL, COLESTEROL TOTAL 130; ANTIESTREPTOLISINA O POSITIVO. PACIENTE PREENCHEU UM CRITÉRIO MIAOR( CARDITE) E TRÊS MENORES( FEBRE, ALTERAÇÕES PROVAS INFLAMATÓRIAS E ALTERAÇÃO NO ELETROCARDIOGRAMA) DE JONES E ASSOCIADO AS ALTERAÇÕES NO ECOCARDIOGRAMA TRANSTORACICO CONFIRMOU O DIAGNOSTICO DE FEBRE REUMÁTICA CARDÍACA. PACIENTE ENCAMINHADA PARA CIRURGIA CARDÍACA COM PLÁSTICA DE VALA MITRAL E COLOCAÇÃO DE VALVA METÁLICA.

Conclusões/Considerações finais

A FA CONSTITUI UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, POR SER ASSINTÓMATICA, SUBDIAGNÓSTICADA E COM TRATAMENTO IRREGULAR POR PARTE DO CLÍNICO, CAUSADORA DE IMPORTANTE SEQUELA CARDÍACA, QUE PODE INCAPACITAR PACIENTE.

Palavras-chave

FARINGOAMIGDALITE, FEBRE REUMÁTICA, LESÃO CARDÍACA,

Área

Clínica Médica

Autores

HELOISY MOREIRA SCALABRINE, PAULO MARCOS DO NASCIMENTO