15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CÂNCER DE COLORRETAL: IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE NA BUSCA DE UM MELHOR PROGNÓSTICO

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: O câncer (CA) de colorretal é uma neoplasia que ocorre no intestino grosso (cólon, reto e ânus), surge devido a alterações genéticas das células da mucosa intestinal. A incidência mundial dessa patologia é significativa, com cerca de um milhão de casos por ano, além disso, é a causa de mais de 500.000 mortes por ano, sendo a terceira causa mais comum de mortes relacionadas ao câncer.

Objetivos

Objetivos: O objetivo do presente estudo é investigar sobre os principais fatores de risco de CA de colorretal, bem como diagnósticos, tratamentos, formas de prevenção e apontar a importância da detecção precoce, para um melhor prognóstico.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, fundamentado na pesquisa bibliográfica, para a qual foram utilizados livros acadêmicos e artigos científicos rastreados em base de dados como Pubmed, ScieLO e Google Acadêmico.

Resultados

Resultados: O câncer de colorretal é uma doença silenciosa que começa a manifestar sintomas, em média, dez anos após seu surgimento, com o quadro bem avançado da doença. A procura precoce por uma rede de serviços de saúde, que forneça uma assistência especializada e que disponha de estudos laboratoriais e procedimentos para o diagnóstico precoce, são essenciais para aumentar a possibilidade de recuperação do paciente. Ações preventivas de CA de colorretal baseiam-se em atitudes simples que se iniciam com a prática de atividade física, dieta balanceada, rica em fibras, em especial frutas e vegetais bem como evitar, ao máximo, o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, o fumo e o uso de bebida alcoólica.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Ações preventivas de CA de colorretal baseiam-se em atitudes simples que se iniciam com a prática de atividade física, dieta balanceada, rica em fibras, bem como evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, abandonar o fumo e reduzir o uso de bebida alcoólica. Aconselha-se que após os 50 anos de idade, alguns exames sejam realizados, tais como: exames de fezes para verificar se há presença de sangue; exame proctológico e colonoscopia. Para menores de 50 anos, os mesmos são indicados somente em caso de indivíduos da família com algum tipo de câncer intestinal ou na presença manifestações clínicas suspeitas. Conclui-se que feito o diagnóstico precoce da doença é possível obter um melhor prognóstico e, assim, o paciente pode ser tratado antes mesmo do avanço do câncer.

Palavras-chave

Câncer de colorretal, Prevenção, Importância da detecção Precoce.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Anderson Ferreira Bastos Júnior, Guilherme Vianna Neves, Lucas Ribeiro da Silva Gonçalves, Melânia Hoffmam Braga, Larissa de Oliveira Jacomino, Paulo Roberto Botagio Neto