15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Complicações decorrentes ao diagnostico arrastado em paciente portadora de Doença de Crohn.

Introdução/Fundamentos

Introdução: A Doença de Crohn é um processo inflamatório, de acometimento transmural, que se manifesta em qualquer porção do tubo gastrointestinal. A evolução para complicações é insidiosa e pode ser ainda mais grave sem a terapêutica adequada.

Objetivos

Objetivos: Alertar sobre a relevância do diagnóstico precoce da doença inflamatória crônica em questão, a fim de evitar as complicações e evolução desfavorável.

Caso

Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 59 anos, branca, teve o inicio dos sintomas aos 47 anos, em 2007, onde apresentava cólica, constipação, anorexia, distensão abdominal e vômito. Foram realizados exames endoscópicos sem achados relevantes. Os sintomas foram se agravando no decorrer de um ano e em uma radiografia, em 2008, suspeitou-se de metástase de Cólon. Para tanto, foi submetida a uma Laparoscopia Exploratória onde foi evidenciado uma perfuração de Cólon, acreditando-se ser devida à uma Diverticulite Aguda, e assim, foi realizada Sigmoidectomia com Ileostomia. Durante o procedimento teve instabilidade hemodinâmica e complicações, sendo necessárias varias cirurgias seguidas devido à contaminação fecal e uma Peritoneostomia. Tais procedimentos, provavelmente, provocaram a evolução para duas fístulas entero-cutâneas, sendo que uma ainda se encontra ativa. Nos anos subsequentes foram feitos mais exames investigatórios e reconstrução do trânsito intestinal. Apenas cinco anos após o inicio dos sintomas, com ASCA positivo e Colonoscopia mostrando inflamação intestinal e colite crônica, fechou-se o diagnóstico para DC, e então, iniciada terapia específica, com 6-Mercaptopurina, Ciprofloxacino e Prednisona. Inicialmente apresentou melhora, mas ao retirar o corticóide, os sintomas retornaram. Dessa forma, optou-se por iniciar terapia biológica (Adalimumabe), porém ainda manteve a fístula entero-cutânea, crises de vômitos, dor e distensão abdominal e constipação alternando com diarreia. Em razão disso, em 2018, Certolizumabe foi escolhido na substituição de Adalimumabe, no entanto ainda mantinha crises. Hoje faz uso de Infliximabe, 6-Mercaptopurina, Ciprofloxacino, Metronidazol, está em desmame do corticóide e encontra-se estável.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O presente caso reafirma a importância de uma investigação minuciosa, utilizando-se de informações resultantes de sinais e sintomas clínicos e exames complementares, a fim de evitar um diagnóstico tardio, e assim, as possíveis complicações, que acarretam no aumento da morbimortalidade dos enfermos.

Palavras-chave

Palavras-chave: Doença de Crohn, Complicações, Fístula Entero-Cutânea, Diagnóstico Precoce.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da Região de Joinville - Univille - Santa Catarina - Brasil

Autores

Tainara Bendlin Dias, Paula Fernanda Partika, Rose Terezinha Marcelino, Aline Santiago