15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndromes Mono-Like: Reação cruzada e a dificuldade diagnóstica em um caso de toxoplasmose no adulto

Introdução/Fundamentos

Trata-se de um caso inusitado, com sintomatologia ampla e achados laboratoriais confundidores, apresentando sorologias com reação cruzada entre as causas da “Síndrome Mono-like”.

Objetivos

Demonstrar a importância da investigação e interpretação sorológica cuidadosa, visto que clinicamente tais entidades são muito semelhantes, porém o tratamento é extremamente variado.

Caso

Paciente E. F. O., 37 anos, sexo masculino, previamente hígido, admitido em nosso serviço com relato de dor abdominal difusa com intensidade progressiva há 11 dias e episódios de febre alta, apesar do uso contínuo de antipiréticos. Ao exame notava-se hepatoesplenomegalia, exantema difuso e linfonodomegalia generalizada de caráter inflamatório. Exames laboratoriais iniciais com achados de elevação discreta de transaminases e enzimas canaliculares. Diante do quadro foi optado por iniciar tratamento empírico com Ceftriaxona e Metronidazol e prosseguir investigação complementar. Realizada tomografia de abdome com presença de linfonomegalia mesentérica, hepatoesplenomegalia e derrames cavitários (Derrame pericárdico e pleural) associado a focos de consolidação pulmonar. Inicialmente o paciente apresentou sorologias positivas para Epstein-Barr, fazendo com que esse fosse o diagnóstico mais provável. Optado por suspender antibioticoterapia e alta hospitalar com paciente já em melhora clínica importante. Porém logo após a alta evoluiu com recrudecência dos sintomas inicias, retornando ao nosso serviço quando foi conferida sorologias até então pendentes, a quais foram positivas para Toxoplasmose (IgM > 17,32 ). Na ocasião foi verificada também história de exposição positiva, com ingestão de carne mal cozida previamente ao inicio do quadro. Como paciente é alérgico a sulfa, foi optado por iniciar esquema com Pirimetamina e Clindamicina. Após duas semanas de tratamento retornou, apresentado-se afebril desde então e com regressão das visceromegalias.

Conclusões/Considerações finais

O quadro clínico relatado apresentava fatores compatíveis com mononucleose e toxoplasmose, sendo pois indispensável a análise laboratorial. Exames falsos-positivos como a reação cruzada entre as doenças acima ocorrem devido à natureza transitória do IgM, o qual pode se positivar contra antígenos contra qual não foi necessariamente gerado, necessitando de uma avaliação clínica meticulosa e análise criteriosa dos achados laboratoriais.

Palavras-chave

Toxoplasmose, Síndromes Mono-like, Sorologias

Área

Clínica Médica

Autores

Sara Helena Resende Carvalho, Guilherme Henrique Machado, Victória Beatriz da Silva Vitorino, Aline Neuhaus de Oliveira, Aline Ramos Amaral, Mariana Almeida Hein