15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SOBREPOSIÇÃO DE ESCLEROSE SISTÊMICA COM ARTRITE REUMATOIDE: DOIS RELATOS DE CASOS

Introdução/Fundamentos

A esclerose sistêmica (ES) é uma doença determinada por injúria vascular, autoimunidade e fibrose, associada à apresentação clínica heterogênea, podendo a artrite estar presente. Visto que a intensa sinovite e erosão ao raio-x (RX) são incomuns na ES, há estudos que associam a artrite erosiva como manifestação atípica da ES, outros sugerem ser uma sobreposição com artrite reumatoide (AR), principalmente se associada ao anticorpo antipeptideo citrulinado (ANTI-CCP) e fator reumatoide (FR) positivos, ou, ainda, uma terceira doença independente.

Objetivos

Evidenciar a importância da distinção de uma apresentação atípica de ES e da síndrome de sobreposição com AR visando a terapêutica correta.

Caso

Femininas, 52 e 50 anos, caucasianas, atendidas no serviço de reumatologia. Pacientes com diagnóstico prévio de ES. Ambas tiveram suspeição diagnóstica de síndrome de sobreposição com AR após queixa de poliartralgia intensa de padrão inflamatório. Ambas as pacientes fizeram uso de anti-inflamatórios e corticoide (oral e intraarticular) sem melhora da queixa articular. Ao exame físico apresentavam em mãos: desvio ulnar, calcinose e fenômeno de Raynaud. Na primeira paciente (52 anos) as articulações acometidas eram punhos e ombros, e na segunda paciente (50 anos) punho direito e metacarpofalangeanas. O diagnóstico foi confirmado em ambos os casos após FR e ANTI-CCP positivos, VHS e PCR elevados (70 e 48, respectivamente no primeiro caso; 6 e 63 no segundo), além de presença de erosões ósseas no RX de mãos e punhos. As tomografias de tórax das pacientes apresentaram pneumopatia intersticial compatível com fibrose pulmonar decorrente da ES, portanto para as duas pacientes foi optado pelo uso de Rituximab, ambas apresentam melhora significativa dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico da síndrome de sobreposição é de extrema importância, visto que a limitação causada pela AR leva a uma importante queda na qualidade de vida e, ainda, necessita de diferentes medicamentos para alterar o curso da doença, os quais usualmente não são empregados na ES isolada.

Palavras-chave

Esclerose sistêmica. Artrite reumatoide. Síndrome de sobreposição.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVALI - Santa Catarina - Brasil

Autores

Claudia Sachett Mattanna Azambuja, Letícia Dall´Agnol, Lívia de Aragon Arias, Rafaella Gaya Rosa, Filipe Martins Mello, Marcelo Almeida Pacheco