15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DE CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UM RELATO DE CASO.

Introdução/Fundamentos

O cuidado paliativo (CP), reservado para pacientes portadores de doenças crônicas (DC) e irreversíveis, tem se tornado cada vez mais frequente no âmbito da atenção primária em saúde (APS). Isso pode ser atribuído ao envelhecimento da população e a mudança nos padrões de doenças. É parte da função da APS acompanhar e intervir em diversas etapas do ciclo de vida do indivíduo, entre elas, o processo de envelhecimento e fim de vida.

Objetivos

Relatar a importância da visita domiciliar (VD) para a abordagem precoce em CP em paciente com DC pelo médico de família dentro da APS.

Caso

Homem, 83 anos, portador de diabetes, hipotireoidismo e doença renal crônica (DRC) em diálise peritoneal há 2 anos. Realizou nefrectomia há 4 anos por tumor renal. No início de julho de 2019, paciente foi encaminhado para hospital de referência após episódio de síncope. Após alta hospitalar, permaneceu acamado apresentando astenia, fadiga, queda do estado geral e alteração do ciclo sono-vigília. Em VD, solicitada por anorexia nos últimos 30 dias, foi observado paciente em regular estado geral, orientado, contactuante, eupneico, anictérico, emagrecido e afebril. A avaliação da VD estabeleceu como diagnóstico DRC em diálise peritoneal, delirium, imobilidade e inapetência. O plano estabelecido pela equipe de saúde consistiu em contato com o hospital de referência para discussão de prognóstico e início de CP através da prescrição de medroxiprogesterona 10 mg/d para o tratamento da anorexia, estimulando o apetite do paciente. Em uma próxima VD pré-agendada seria abordado com o paciente e familiares a necessidade da inserção de CP, porém, o paciente veio a óbito antes de acontecer a VD.

Conclusões/Considerações finais

Diante deste caso clínico, podemos observar a importância de iniciar a abordagem do CP desde o início do diagnóstico de DC, para uma melhor qualidade de vida do paciente e familiares. Essa abordagem pode ser feita através das VD pela equipe de saúde da APS, que realiza a coordenação do cuidado centrado na pessoa, objetivando atender as necessidades e preferências dos usuários, otimizando a relação médico-paciente. O acompanhamento ambulatorial nos CP visa agilizar receitas, procedimentos, prescrição de medicamentos e atendimento diferenciado prezando o bem-estar e alívio de sintomas do paciente. Assim, os CP na APS possibilita prevenir e aliviar sofrimento, tratando da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais dos doentes crônicos.

Palavras-chave

Cuidados Paliativos; Atenção Primária em Saúde; Visita Domiciliar; Doenças Crônicas.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil

Autores

Dayane Medeiros Dias, Gabryelle Daghetti, Maria Elisa Meneguetti, Vitoria Diana Mateus de Almeida Gonçalves, Leonardo Campos Teixeira