15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PSORÍASE GENERALIZADA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Psoríase é doença inflamatória crônica da pele e articulações, imuno-mediada, de base genética, com grande polimorfismo de expressão clinica. A psoríase se manifesta, na maioria das vezes, por placas eritemato-escamosas, bem delimitadas, ocasionalmente pruriginosas, em áreas de traumas constantes na pele – cotovelos, joelhos, região pré-tibial, couro cabeludo e região sacra. O tamanho e o número das placas é variável, toda a pele podendo ser afetada. Diagnóstico diferencial Devido ao grande polimorfismo na expressão clínica da doença, a psoríase permite diagnóstico diferencial com muitas outras dermatoses.

Objetivos

Esse trabalho tem como objetivo demostrar a importância do exame físico dermatológico detalhado e principalmente a escolha correta do tratamento farmacológico adequado na suspeita de patologias que o corticoide não é a primeira linha de escolha para a terapêutica.

Caso

D.F.O. 79 anos comparece em consulta dermatológica devido quadro de lesões hiperemiadas em face e olhos, recebeu tratamento oftalmológico, descrito como proveniente do sol e um tratamento dermatológico com prednisona e mometasona tópico por 15 dias, entretanto apresentou piora das lesões de forma progressiva, ampliando mais os locais de sua apresentação com descamação generalizada e prurido intenso. Ao exame físico apresentando lesões com hiperemia em placas difusas descamativas e eritematosas sem edemas de membros inferiores. A partir disso foram levantadas as seguintes hipóteses diagnósticas: eritrodermia esfoliativa grave, psoríase e farmacodermia. Paciente foi internado para início de tratamento e realização de biópsia e anatomopatológico de três sítios, com resultado compatível com psoríase com ausência de neoplasia em todas as amostras. Iniciado uso de Metotrexato e acido fólico, com melhora significativa das lesões, e segue em tratamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Podemos concluir que a psoríase afeta de forma significativa a qualidade de vida do doente, sendo a pustulosa generalizada uma forma grave e exige maior atenção com o paciente uma vez que comprometem o estado geral e podem ser mortais devido às complicações tanto infecciosas como de múltiplos órgãos.

Palavras-chave

PSORIASE, CORTICOIDE, METOTREXATE

Área

Clínica Médica

Autores

JOÃO VICTOR NEVES LOPES, MARCELA PEREIRA OLIVEIRA ASSUNÇÃO , CLEONICA ALVES SILVA