15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ACIDENTE DE TRÂNSITO: CARACTERIZAÇÃO DOS CHAMADOS DO SAMU NO SUL DE SANTA CATARINA EM 2016

Fundamentação/Introdução

O acidente de trânsito é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como um grave transtorno de saúde mundial, devido a alta taxa de morbimortalidade. A fim de minimizar essa taxa, foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conhecer os diferentes tipos de acidente de tráfego e o perfil das vítimas atendidas pelo SAMU é relevante na abordagem de deficiências do serviço e na prevenção de novas ocorrências.

Objetivos

Objetivo: descrever as características dos atendimentos realizados pelo SAMU nos acidentes de trânsito no Sul de Santa Catarina em 2016.

Delineamento e Métodos

Métodos: estudo quantitativo do tipo observacional, retrospectivo e descritivo referente a todas as chamadas telefônicas de acidentes de trânsito, que totalizaram 3270 chamados, entre janeiro a dezembro de 2016 no Sul de Santa Catarina. Os dados foram fornecidos pela coordenação do SAMU e foram analisados descritivamente pelo software SPSS, versão 20.0 IBM®.

Resultados

Resultados: a maioria dos atendimentos foi realizada na região carbonífera (49,7%). Quanto ao perfil das vítimas, a maior parte foi do sexo masculino.(80,6%) O maior número de ocorrências foi descrita no período da tarde, nos finais de semana e teve forte relação com o uso de motocicletas.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: é notável a maior vulnerabilidade entre homens e jovens nos acidentes de tráfego, principalmente os motociclistas. Sendo assim, é necessário conhecer as características dos atendimentos realizados pelo SAMU a fim de adequar a abordagem de deficiências no atendimento pré-hospitalar com o propósito de prevenir e reduzir a morbimortalidade dos acidentes.

Palavras-chave

Atendimento móvel, urgência, acidente de trânsito, epidemiologia, motociclistas.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Marcelle Werner De Mascarenhas, Victor Pereira Bitencourt , Cristiane Damiani Tomasi, Lisiane Tuon, Gabriella Barbosa Nadas, Bruna Fraga Mezari