15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Complicação pós-passagem de cateter venoso central de diálise em jugular

Introdução/Fundamentos

O cateter venoso central (CVC) oferece acesso imediato para o sistema sanguíneo e é amplamente utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A performance dos acessos para diálise é fundamental para a sobrevida do paciente nefropata e inúmeras complicações podem decorrer com sua realização, tais como infecções, punção arterial e hematomas.

Objetivos

Relatar um caso de complicação após passagem de CVC em jugular direita para diálise e discutir a dificuldade do seu manejo em UTI.

Caso

Paciente, sexo feminino, submetido à passagem de CVC para diálise evoluindo com hematoma cervical, disfonia, desconforto respiratório e desvio de traqueia, com necessidade de intubação orotraqueal (IOT) de via aérea difícil. Durante a realização da IOT, entrou em parada cardiorrespiratória (PCR) em assistolia, demandando manobras de reanimação com retorno de respiração espontânea após dez minutos. Posteriormente, apresentou pneumonia associada à ventilação mecânica prolongada, além da necessidade de manejo da doença renal crônica.

Conclusões/Considerações finais

A passagem de CVC pode desencadear agravos de difícil manejo, exigindo especial cautela no seu preparo, punção e manutenção. O conhecimento e a habilidade do profissional que a realiza são de suma importância para a melhor execução deste procedimento.

Palavras-chave

cateter venoso central, hematoma, diálise, jugular

Área

Clínica Médica

Instituições

Rede de assistência a saúde metropolitana - Paraná - Brasil

Autores

Rebecca Carolina Sanches Rodrigues, Vania Renata Guilherme, Jefferson Fisher, Enio Teixeira Molina Neto, Sthefani Garcia Marques, Maria Emilia Lorençatto