15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO E HPV TRAQUEAL EM HOMEM: RELATO DE CASO CLÍNICO COM MANIFESTAÇÕES PULMONARES E ARTICULARES

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO: O LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) É UMA DOENÇA AUTO-IMUNE DE CARÁTER INFLAMATÓRIO E CRÔNICO COMO MAIOR PREVALÊNCIA EM MULHERES JOVENS.

Objetivos

OBJETIVO: REGISTRAR MANIFESTAÇÕES EM PACIENTE COM LES DO SEXO MASCULINO E COMPLICAÇÕES PULMONARES.

Caso

CASO: PACIENTE DO SEXO MASCULINO, 54 ANOS, HÁ 1 ANO APRESENTOU PERDA PONDERAL DE 18KG, FEBRE DIÁRIA NOTURNA NÃO TERMOMETRADA, DOR EM MEMBROS INFERIORES (MMII) E SUPERIORES (MMSS), ARTRALGIA EM JOELHOS, OMBROS, COTOVELOS E PUNHOS, ACOMPANHADA DE RIGIDEZ MATINAL. FOI ENTÃO TRATADO PARA TUBERCULOSE PULMONAR DURANTE 7 MESES, SENDO SUSPENSO MEDICAÇÕES DEVIDO AUSÊNCIA DE MELHORA CLÍNICA. EVOLUIU COM PIORA DE DORES DE MMII, ALÉM DE DISPNEIA AOS MODERADOS ESFORÇOS (MRC3) SEM TOSSE OU EXPECTORAÇÃO. MANTEVE QUADRO DE ARTRALGIA, FEBRE DIÁRIA, TOSSE SECA ESPORÁDICA E HOUVE RECUPERAÇÃO DE 10KG. COM ISSO, FOI REALIZADA BRONCOSCOPIA COM PRESENÇA DE LESÕES DE ASPECTO GRANULOMATOSO EM MUCOSA DE 1/3 INFERIOR DA TRAQUEIA E BIÓPSIA POSITIVA PARA TRAQUEÍTE ULCERADA, COM ALTERAÇÕES CELULARES SUGESTIVAS DE AÇÃO VIRAL (HPV). DEVIDO ÀS QUEIXAS DE ARTRALGIA E ALTERAÇÕES PULMONARES, SOLICITARAM-SE MARCADORES DE AUTOIMUNIDADE COM POSITIVIDADE PARA FAN (1/1280 NUCLEAR PONTILHADO FINO), ANTI-RNP, ANTI RO E LA, ANTI-CARDIOLIPINA IGM E PRESENÇA DE ANTICOAGULANTE LÚPICO, ANEMIA HB 9,9 E LDH 1969, TGO 271 E TGP 136. FRENTE AO QUADRO DE ARTRITE, ANEMIA HEMOLÍTICA, ALTERAÇÕES IMUNOLÓGICAS E SEROSITE, FOI DETERMINADO O DIAGNÓSTICO DE LES SEGUNDO OS CRITÉRIOS DE ACR. ADEMAIS, O PACIENTE APRESENTAVA INICIALMENTE SLEDAI COM 13 PONTOS, DEMONSTRANDO ATIVIDADE ALTA DA DOENÇA, OPTANDO-SE PELA REALIZAÇÃO DE PULSOTERAPIA COM METILPREDNISOLONA 500MG E CICLOFOSFAMINA 500MG AINDA NO ÂMBITO DA INTERNAÇÃO, COM ESTA ÚLTIMA COM CICLOS QUINZENAIS, DURANTE 3 MESES. DESSA FORMA, PELA MELHORA DO QUADRO CLÍNICO, O PACIENTE RECEBEU ALTA HOSPITALAR, COM NOVA PROPOSTA DE PULSOTERAPIA MENSALMENTE EM CENTRO DE INFUSÕES DO SERVIÇO DE SAÚDE E ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL ROTINEIRO.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A INCIDÊNCIA DE LES EM HOMENS ADULTOS ALÉM DE RARA POSSUI MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS ATÍPICAS E INESPECÍFICAS. PORTANTO, A REALIZAÇÃO DE SOROLOGIAS ESPECÍFICAS, COMO FAN, DEVEM FAZER PARTE DA ROTINA CLÍNICA, AUXILIANDO ASSIM O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL.

Palavras-chave

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO; LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO EM HOMEM; HPV TRAQUEAL; HPV

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - Mato Grosso - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANA TERRA DUETI MARTINS Vila, CAIO MURILO DOS SANTOS SOUZA, MARINA DE LA CRUZ MOTA, AMANDA SOUZA DO NASCIMENTO, ANDRESSA GABRIELLE DA SILVA, HENRIQUE HOSHINO KOBAYASHI