15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Metahemoglobinemia induzida por dapsona em paciente com trombocitopenia imune - um relato de caso

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/Introdução: A metahemoglobinemia é uma condição ameaçadora à vida, que exige suspeição diagnóstica e conduta precoce para desfecho favorável.

Objetivos

Objetivos: Relatar caso de metahemoglobinemia relacionada ao uso de dapsona em paciente com trombocitopenia imune (TI).

Caso

Caso: Mulher, 27 anos, diagnosticada com TI desde os 7 anos, tendo realizado esplenectomia aos 10 anos e evoluiu sem necessidade de corticoterapia até os 14 anos, quando após episódio de dengue teve nova baixa da série plaquetária e retomou o tratamento, ficando corticodependente. Como terapia de terceira linha, iniciou dapsona 100 miligramas (mg) por dia em associação com prednisona 20 mg por dia para o controle da doença. Refere que logo após o início do tratamento apresentou quadro de dispnéia de moderada intensidade, astenia e hipovolia. Estava em uso de ômega 3, polivitamínicos, cálcio, vitamina D e suplementos protéicos por conta própria. Paciente queixava-se de mudança na coloração dos lábios e do leito ungueal dos 1º e 2º quirodáctilos bilateralmente há 7 dias, sendo admitida em hospital terciário para investigação Apresentava hipossaturação em oximetria de pulso (86%), mas à gasometria arterial observava-se saturação de oxigênio (SatO2) de 99% e pressão parcial de oxigênio (PaO2) de 125 mmHg. Observou-se ainda à co-oximetria da gasometria presença de 10% de metahemoglobina. Não se observavam alterações de equilíbrio ácido-básico ou eletrólitos à gasometria. Na admissão foi realizado hidratação venosa, N-acetilcisteína, além da suspensão da dapsona. A paciente evoluiu durante o internamento estável hemodinamicamente, sem alterações laboratoriais e com melhora de gasometria arterial, recebendo alta após dois dias de internamento. O diagnóstico final pelo quadro clínico de cianose, além da diferença entre a saturação O2 na gasometria e na oximetria de pulso e da dosagem de metahemoglobina foi metahemoglobinemia secundária ao uso de dapsona.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: A dapsona é uma das principais drogas relacionadas à metahemoglobinemia, que no nosso caso foi leve, mas pode se apresentar com quadros graves e até fatais. É necessário ao médico alto grau de suspeição clínica para essa condição rara, que pode necessitar de tratamento específico.

Palavras-chave

Metemoglobinemia, Dapsona, Púrpura Trombocitopênica Idiopática

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral César cals - Ceará - Brasil, UNIFOR - Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Karla Rafaelly de Vasconcelos Costa, Maria Carolina Pinheiro Freitas Aragão, Victoria Benigno Moreira da Rocha, Tadeu Gonçalves de Lima, Isadora Sucupira Machado, Fernanda Luna Neri Benevides