15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A RELAÇÃO ENTRE AS SÉRIES DE MEDICINA E SEU DESEMPENHO PRÁTICO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Fundamentação/Introdução

Atualmente, são registrados cerca de mais de duzentos mil casos de parada cardiorrespiratória no Brasil. Esses dados comprovam a necessidade de políticas públicas em relação ao problema, visto que um treinamento adequado de profissionais da área da saúde diminui as taxas de mortes por parada cardiorrespiratória (PCR) a partir do atendimento aprimorado em suporte básico de vida (SBV).

Objetivos

Analisar os conhecimentos práticos dos estudantes de medicina de uma faculdade estadual no estado de São Paulo a respeito de ressuscitação cardiopulmonar e correlacionar com o momento da graduação do estudante de medicina.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, analítico, quantitativo que comparou as habilidades práticas em suporte básico de vida entre 123 estudantes divididos proporcionalmente entre as seis séries do curso. Para tal utilizou-se de uma simulação com checklist previamente validado pautado na diretriz de suporte básico de vida desenvolvida pela American Heart Association. A partir da simulação, os dados foram tabelados de forma a representar as habilidades efetuadas com a série que o acadêmico se encontra. Por fim, as tabelas foram analisadas utilizando-se o Teste G. Em todas as conclusões obtidas pelas análises inferenciais foi utilizado o nível de significância α igual a 5% (p ≤ 0,05).

Resultados

Através da análise estatística, notou-se que treze, das vinte e quatro ações avaliadas, obtiveram diferença significante entre as séries e concluindo melhor desenvolvimento das ações pela sexta série. Ao considerar as ações 7.1 (p=0.0008) e 7.4 (p=0.0017) que dizem respeito ao atendimento inicial a vítima de PCR, a sexta série obteve maior média, ao realizá-las de forma rápida e correta. Com relação às situações 10.1 (p=0.0173), 10.2 (p=0.0013), 10.3 (p=<0.0001), 10.4 (p=0.0038), 10.5 (p=0.0030), 10.7 (p=0.0034), os resultados também sugerem uma ação mais eficiente da sexta série. Essas ações correspondem à habilidade na realização da manobra de RCP. Por fim, caso o acadêmico tivesse solicitado o serviço de emergência após a avaliação inicial, seria entregue o DEA, com o intuito de avaliar a utilização correta do dispositivo. Novamente, a sexta série obteve maior relevância entre as séries, nas ações de ligar o dispositivo, colocar as pás nos locais indicados e seguir as instruções dadas pelo aparelho.

Conclusões/Considerações finais

Foi possível notar que as séries mais avançadas possuem maior agilidade e destreza nas ações de oferta do SBV.

Palavras-chave

Reanimação cardiopulmonar, Educação em saúde, Estudantes de medicina.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - São Paulo - Brasil

Autores

André Aranda Selverio, André Zambon Nóbrega, Giovanni Depentor Gesuatto, Michel Rodrigues Berto, Carlos Alberto Lazarini, Shirlene Pavelqueires