15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PSORIASE INVERSA – RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A psoríase inversa representa 3-7% de todos os casos da doença e se apresenta histopatologicamente semelhante à psoríase regular, porém apresenta lesões com localização e morfologia distintas, as quais são caracterizadas por placas eritematosas com bordas bem delimitadas, aspecto úmido/brilhoso e com pouca escamação. As regiões mais acometidas são inguinais, axilares e de genitália externa. O diagnóstico é essencialmente clínico e o tratamento se baseia no uso de corticóides tópicos, calcitriol e seu análogo sintético e fototerapia com radiação UVA e UVB.

Objetivos

1. Relatar um caso de psoríase inversa;
2. Enfatizar o impacto que a doença gera na qualidade de vida do paciente;
3. Destacar a importância da suspeita clínica de psoríase inversa para direcionar o tratamento correto;

Caso

Paciente feminina, 54 anos, procura atendimento no Ambulatório do Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo – RS, queixando-se de lesões irritativas de surgimento há 30 dias, primeiramente em região inframamária, com posterior aparecimento em axilas e região inguinal. Anteriormente havia sido tratada em outros serviços para infecções bacterianas e fúngicas, sem resposta aos tratamentos. Não havia história prévia e familiar de psoríase ou outras condições de pele.
Ao exame, obesidade grau III (IMC 44), placas eritemato-violáceas e brilhantes, em regiões infra-mamárias, axilares e inguinais. Apresentava, também, lesões eritemato-escamativas em abdome, região dorsal, cotovelos e antebraço direito.
Paciente inicialmente foi tratada com corticóide tópico de alta potência, com boa resposta, e atualmente segue em acompanhamento dermatológico no ambulatório do HSVP em uso de LCD 8% (LiquorCarbonisDetergens).

Conclusões/Considerações finais

A psoríase inversa apresenta-se como uma doença ainda pouco relatada pela literatura e que impacta a qualidade de vida dos pacientes. Hoje existem poucos relatos entre a relação da doença com outras comorbidades, mas postula-se uma importante relação com a obesidade e com a gravidade da doença, como visto no nosso caso. Logo, pensamos em fornecer dados para literatura do manejo de um caso exuberante de psoríase inversa, com ótima resposta assim que instituído o tratamento adequado.

Palavras-chave

Psoríase Inversa. Dermatologia. Relato de Caso.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Thamyze Mânica Martio, Luiz Casemiro Krzyzaniak Grando, Matheus Henrique Benin Lima, Rodrigo Alberton da Silva, Ana Cristina Santi Dengo