15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: MASTOCITOSE CUTÂNEA EM IDOSA

Introdução/Fundamentos

Mastocitose é um quadro raro caracterizado pela proliferação e acúmulo de mastócitos na pele e/ou outros órgãos e tecidos. É mais comum entre o nascimento e dois anos de idade (55%), mas pode surgir em qualquer idade. Sua prevalência é desconhecida.

Objetivos

Como o diagnóstico clínico de lesões cutâneas pode ser um desafio, o presente trabalho objetiva complementar o raciocínio clínico evidenciando um quadro não comum.

Caso

M.T.P.M, feminino, 61 anos, casada, aposentada, natural de Criciúma.Há 2 anos com eritema em áreas isoladas. Prurido em couro cabeludo associado. Biópsia com resultado inconclusivo. Em uso contínuo de Cetirizina devido ao prurido.
Histórico de rinite alérgica em tratamento; intolerância a lactose; alergia a poeira. Cessou uso de vitamina C, vitamina D, Syntoid 25 miligramas (mg), Ômega 3 pensando que poderiam ser a causa dos sintomas. História familiar de atopia. Ao exame físico: auscutas pulmonar e cardíaca sem particularidades, sem dermografismo, eritema fixo com prurido intenso em tronco e membros superiores, além de lesões hipercrômicas acastanhadas. Foram solicitados exames laboratoriais, Patch, Prick test. Prescrito Dermovance; Prednisona 40mg por 7 dias. No retorno, leva resultados de biópsias anteriores, onde se constatou, em uma delas: infiltrado inflamatório misto com presença de número aumentado de mastócitos em pele de região inframamária direita. Exames laboratoriais solicitados sem alterações; Patch: pólens +++, piretro +++. Diagnóstico: Mastocitose. Conduta: Prednisona 40mg/20mg/10mg/5mg por 1 mês; Alektos (bilastina) 20mg contínuo; Hidrocortisona creme.

Conclusões/Considerações finais

O caso apresentado é incomum, já que é relatado em uma idosa. Ainda que muitos órgãos possam estar envolvidos, a apresentação mais comum é a cutânea. O diagnóstico é suspeitado clinicamente e confirmado pela biópsia. O tratamento é voltado para controle dos sinais e sintomas.

Palavras-chave

Mastocitose; Mastocitose cutânea

Área

Clínica Médica

Autores

Geórgia Stopassoli de Carvalho, Isadora Fachim, Laura Cesa Gamba, Sarah Gomes Tasso, Mariana Mangilli Menezes