15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TERATOMA INTRAPERICÁRDICO FETAL: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Introdução

Teratoma intrapericárdico é um tumor extremamente raro que surge de células pluripotentes derivadas de todas as três linhagens germinativas. Quando diagnosticado durante o período fetal, a mortalidade é alta, estando comumente associado a derrame pericárdico, o que pode levar a uma progressiva restrição de enchimento do coração, tamponamento cardíaco, hidropsia e morte do feto. Ademais, também é comum a ocorrência de insuficiência respiratória devido ao acúmulo de líquidos. Em relação ao tratamento, ainda é um desafio antes do nascimento, porém pode ser realizado através da resseção cirúrgica do tumor, havendo baixa incidência de retorno.

Objetivos

Objetivos

Relatar caso de paciente transportada por serviço aeromédico com feto diagnosticado com tumoração cardíaca.

Caso

Caso

Paciente do sexo feminino, 36 anos de idade, procedente de Juazeiro do Norte- CE, gestante (IG: 38s0d), transportada por serviço aeromédico com feto com diagnóstico de tumoração cardíaca, necessitando de cirurgia cardíaca neonatal. Ultrassonografia obstétrica evidencia feto ativo em posição cefálica, apresentando plano cardíaco de quatro câmaras anormal, com compressão do átrio direito por tumoração sólida. Esta possui aspecto arredondado, medindo cerca de 30mmx33mm, limitada ao saco pericárdico e contínua com parede do átrio esquerdo, sendo sugestiva de teratoma intrapericárdico. Evidencia-se, também, compressão pulmonar por hidrotórax, pericárdio com derrame de moderado à importante, comunicação interatrial (CIA) com hipoplasia atrial e provável compressão do retorno venoso sistêmico pela tumoração, não havendo identificação adequada da veia cava inferior. Paciente consciente, eupneica, normocárdica e com Glasgow de 15, transferida sem intercorrências para hospital terciário infantil de Fortaleza.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões:

O teratoma intrapericárdico é uma doença de rara ocorrência e complexo diagnóstico que, intra-útero, pode trazer graves complicações para o feto e para a mãe. Sendo assim, é fundamental o conhecimento de suas características clínicas e anatômicas e da sua terapêutica adequada a fim de proporcionar um diagnóstico cada vez mais precoce e um aumento da taxas de sobrevivência dos pacientes.

Palavras-chave

teratoma; intrapericárdico; feto; gestante

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Ceará (UFC) - Ceará - Brasil

Autores

Yan Bruno Colares Botêlho, Mariana Oliveira Veloso, Sandy Costa Gonçalves, Paulo Arruda Neto, Eduardo Henrique de Araujo Lino, Patrícia Maria Soares da Silva