15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO CUIDADOSA DO ELETROCARDIOGRAMA EM ADULTOS JOVENS: SÍNDROME DE BRUGADA.

Introdução/Fundamentos

Introdução: A Síndrome de Brugada é uma canalopatia hereditária de penetrância autossômica dominante, com maior acometimento no sexo masculino, devido a mutação no gene SCN5A, responsável pela subunidade dos canais de sódio. Há alterações em correntes iônicas transmembrana, predispondo taquiarritmias ventriculares malignas que podem levar a síncope e morte súbita em um coração estruturalmente normal, assim, seu diagnóstico é dado através de alterações eletrocardiográficas com presença de um supradesnivelamento do ponto J maior ou igual a 2mm, onda T negativa, morfologia ST-T côncavo para cima e segmento ST gradualmente descendente.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de paciente diagnosticado com a síndrome, além de suas alterações eletrocardiográficas, seguimento e conduta.

Caso

Relato de Caso: C.C. 25 anos, masculino, estudante, procedente de Ribeirão Preto-SP, compareceu ao ambulatório de cardiologia com relato de dor torácica de características atípicas, desde 2016, não relacionada aos esforços. Negava irradiações, fatores de melhora ou piora, palpitações, síncope ou demais sintomas. Como antecedentes, é portador de asma na infância e episódios isolados de nefrolitíase. Negava ainda uso de drogas, álcool e tabagismo. Pai e mãe sem histórico de morte súbita. Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, FC: 72bpm, PA: 134x73mmHg, bulhas normofonéticas, sem sopros. Sem outras alterações em aparelho respiratório e cardiovascular. Foi solicitado eletrocardiograma que evidenciou ritmo sinusal, 72 bpm, supradesnivelamento de ST em V1 e V2, seguido de inversão de onda T. Ademais, foi solicitado Ecocardiograma, com insuficiência mitral leve, câmaras cardíacas com dimensões normais, desempenho sistólico e mobilidade segmentar dos ventrículos sem alterações. Ao teste ergométrico evidenciado padrão com supradesnivelamento do segmento ST em parede anterior durante a fase de esforço,
com melhora ao repouso. Encaminhado ao Estudo Eletrofisiológico (EEF) como forma de estratificação e indução de taquicardia ventricular polimórfica após realização de 3 extraestímulos ventriculares.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Portanto, trata-se de uma Síndrome de Brugada tipo 1 espontânea, doença de cunho genético e alto risco de morte súbita em adultos jovens assintomáticos. Sendo, neste caso, após estratificação invasiva com EEF, indicado implante de Cardiodesfibrilador como forma de prevenção primária de morte súbita.

Palavras-chave

Síndrome de Brugada
Estudo eletrofisiológico
Eletrocardiograma
SCN5A

Área

Clínica Médica

Instituições

HC USP-RP - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Paula Gouveia Bernardes, Luiz Fernando Gouveia Bernardes, Marco Paulo Cunha Campos, João Lucas Pereira Rodrigues , Alfredo Pinheiro Neto, Oswaldo Andrade Cunha Neto