15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hipocalcemia grave por uso de bifosfonatos: Um relato de caso.

Introdução/Fundamentos

Os bifosfonatos incluem um grupo de medicações cujo mecanismo de ação é a inibição da reabsorção óssea osteoclástica, sendo,
portanto, a hipocalcemia um dos seus principais e mais graves efeitos colaterais.

Objetivos

Descrever um relato de caso de hipocalcemia grave devido ao uso de Bifosfonatos, assim como atentar sobre a sua prescrição inadvertida. 

Caso

Paciente feminina, 66 anos, previamente hígida, em acompanhamento com Ortopedista, após fratura de fêmur recente, feita cirurgia corretora há três meses, realizou densitometria óssea que evidenciou  quadro de Osteoporose, sendo prescrito então, em  dose unica, solução injetável de Ácido Zoledrônico, com o objetivo de prevenir o risco de novas fraturas . Dois dias após a administração, a paciente apresentou parestesia perioral e de extremidades, rigidez muscular de início súbito associada à disartria e trismo. Após vinte e quatro horas  do início dos sintomas, evoluiu com sinais de tetania, tais como, clônus, sendo então encaminhada imediatamente ao pronto socorro por familiares. Na admissão hospitalar, a paciente apresentava estado hiperalerta, algo desorientada, incapaz de relatar história clínica, queixando-se apenas de cefaleia de forte intensidade, apresentando espasmos
musculares difusos  que evoluíram para  Sinal de Trousseau e Chvostek . Ao exame clínico, paciente normocorada, desidratada, taquicardica, taquipneica e normotensa, com ritmo cardíaco em fibrilação atrial. Exame laboratorial: Calcio iônico: 0,89 mmol/l. Paciente foi encaminhada para Unidade de terapia intensiva, onde imediatamente foi administrado Gluconato de cálcio via parenteral, apresentando reversão completa dos sintomas em doze horas. Paciente recebeu alta da Unidade, mas retornou após três dias, com os mesmos sintomas, porém de menor intensidade, dosado o cálcio novamente,  evidenciado hipocalcemia.

Conclusões/Considerações finais

O caso em questão evidencia um quadro de tetania secundária ao uso de bifosfonatos. O que reforça, que essas drogas devem ser corretamente indicadas,  tendo em vista seus possíveis riscos, associados aos efeitos colaterais e a sua ampla meia-vida.

Palavras-chave

Bifosfonatos; tetania; hipocalcemia; Ácido Zoledrônico

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LAIS SOUZA VEIGA, SAMARA SILVA SARAIVA, TAIS SEPÚLVEDA CRUZ, PAULA BASTOS FREIRE DA MOTTA, VICTOR LOPES BRUM