15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Meningite bacteriana com evolução para morte encefálica: relato de caso.

Introdução/Fundamentos

O prognóstico da meningite bacteriana (MB) mudou drasticamente após a introdução das vacinas e da antibioticoterapia, porém ainda possui uma alta taxa de letalidade em adultos. Alguns grupos populacionais estão em maior risco, como institucionalizados, tabagistas, imunodeprimidos e extremos de idade. A MB pode causar diversas complicações neurológicas, como alteração do estado mental, convulsões, déficits neurológicos focais, deficiência intelectual e morte encefálica, sendo a última um desfecho incomum.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com quadro de meningite bacteriana que evoluiu para morte encefálica.

Caso

Paciente masculino, 22 anos, institucionalizado, é admitido na emergência de um hospital devido episódio de crise convulsiva, irresponsivo, com sinais vitais estáveis e pupilas isocóricas e fotorreagentes. Tomografia computadorizada de crânio evidenciando edema cerebral difuso. Evoluiu, no segundo dia de internação, com rebaixamento do nível de consciência e necessidade de suporte ventilatório, sendo realizada intubação orotraqueal. Foi submetido a punção lombar, sendo encontrado cultura negativa, porém líquor de padrão infeccioso (xantocrômico, aspecto turvo, 9550 leucócitos/mm3 - 97% neutrófilos -, glicose diminuída e proteínas elevadas). Além disso, foi realizado hemograma, o qual evidenciou leucocitose com predomínio de neutrófilos e desvio à esquerda. Ao exame físico, pupilas fixas e midríaticas. Foi iniciado tratamento com Ceftriaxona e Vancomicina. Em decorrência disso, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do hospital, onde foi constatada ausência de reflexos do tronco cerebral. Iniciado o protocolo diagnóstico de morte encefálica: paciente apresentou dois exames clínicos e teste de apneia positivos. O protocolo de morte encefálica foi interrompido no sexto dia de internação, pois o paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória e óbito.

Conclusões/Considerações finais

A MB no adulto é uma enfermidade relativamente comum, assim como suas complicações neurológicas, todavia a morte encefálica não é um desfecho esperado nestes pacientes, tornando importante a suspeita da doença em pacientes com quadros neurológicos agudos. A partir disso, podemos concluir que as principais variáveis relacionadas a possíveis complicações fatais da MB seriam o tempo decorrido entre o início dos sintomas e o diagnóstico, bem como as medidas de prevenção e assistência aos grupos de risco.

Palavras-chave

Meningite Bacteriana. Morte Encefálica.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC-UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - Santa Catarina - Brasil

Autores

Luana Lanzarini Da Rosa , Marina Casagrande Do Canto, Nathália Zanotto Bernardi, Alana Schraiber Colato, Laís Büttner Sartor, Livia Mazzucco Fabro