15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO NO APRENDIZADO E NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO INTERNATO MEDICO EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Fundamentação/Introdução

O internato médico consiste num período do curso de medicina em que o estudante vivencia prática médica diária. Essa prática abrange um treinamento contínuo e intensivo, supervisionado por docentes, como componente curricular obrigatório na sua formação.

Objetivos

Relatar a experiência de um estágio curricular integrante do Internato Médico de uma Universidade no interior do estado do Tocantins, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Araguaína-TO, em 2019.

Delineamento e Métodos

A partir da proposta geral do Centro Universitário para com o modulo de Saúde Coletiva do Internato Médico do quinto ano, com carga horária de 40 horas semanais por 6 meses na UBS José Ronaldo, em Araguaína-TO. No decorrer do período, dois universitários em conjunto com o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da UBS, investiram um dia da semana para realizar discussões sobre o SUS municipal e realizar palestras educacionais focadas em prevenção, tratamento e acompanhamento das patologias mais presentes daquela comunidade, durante o ano de 2019. Ao final do semestre é produzido um portfólio, abordando as perguntas mais frequentes, quais temas obtiveram melhor aceitação da população e quais patologias continuam apresentando índices elevados na comunidade.

Resultados

As palestras educacionais sobre diabetes, hipertensão, tuberculose e pneumonia,obtiveram maior retorno da comunidade, com uma boa relação entre pacientes, universitários e médico. Na unidade de saúde, eram atendidos em media 30 pacientes por dia, ao final do período foram realizadas cerca de 2757 consultas, dos quais 59% apresentavam diabetes e hipertensão, sendo constatado que após as palestras, ouve uma maior preocupação e conscientização destes pacientes, elevando o número de consultas e retornos de pacientes com essas patologias em 45%, para um acompanhamento adequado de suas patologias, realização de exames de rotina ou até mesmo mudanças de habito alimentar. Através das discussões sobre o SUS municipal, os acadêmicos puderam familiarizar-se com as práticas da ESF.

Conclusões/Considerações finais

Com a vivencia relatada e os dados apresentados ao final do semestre é possível concluir que as diversas atividades organizadas contribuíram para o conhecimento dos estudantes sobre o papel da Atenção Primária à Saúde,além de fomentar o trabalho em equipe. Destaca-se a relação medico paciente e como aplicar os princípios doutrinários que conferem legitimidade ao SUS são importantes.

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde; Medicina; Sistema Único de Saúde.

Área

Clínica Médica

Autores

Délio Rubens Belém Rosa, Luiza Dandara Durans Neiva Brito, Lucas Vicente Silva Leite