15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Manifestação atípica da arterite de células gigantes: Um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A arterite temporal ou arterite de células gigantes (ACG) é a vasculite sistêmica autoimune mais comum em adultos, especialmente em idosos do sexo feminino.

Objetivos

Relatar caso clínico de uma doença que tem início insidioso em uma paciente com febre vespertina a esclarecer.

Caso

T.T.D, 70 anos, sexo feminino, natural e residente de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, aposentada. Admitida com quadro de cefaleia occipital, cervicalgia e febre vespertina. Além de hipoacusia à direita e dor em região da cintura escapular e pélvica. Exames admissionais mostraram marcadores inflamatórios elevados, com VHS (velocidade de hemossedimentação) > 100, PCR (proteína C reativa) > 10 e leucometria global normal. Após sete dias de internação sem diagnóstico definitivo, paciente evoluiu com piora clínica e aparecimento de diplopia após um dia do curso de prednisona. Realizada ultrassonografia com doppler que evidenciou espessamento parietal e tortuosidade no trajeto da artéria temporal direita. Biópsia não foi realizada devido paciente possuir critérios clínicos suficientes para definir o diagnóstico (idade > 50 anos, cefaleia localizada, anormalidade na artéria temporal e VHS > 50). Paciente evoluiu com melhora da febre após cinco dias do curso do corticoide, além da queda do valor do VHS.

Conclusões/Considerações finais

O caso elucidado demonstra a importância da valorização dos dados clínicos apresentados pelo doente juntamente com um exame físico bem realizado, para elaboração de hipóteses diagnósticas contundentes. A paciente em questão se apresentou com quadro de febre a investigar, a qual não possuía todos os comemorativos clássicos da doença. Por ser uma doença multissistêmica, a ACG se manifesta geralmente com sintomas constitucionais inespecíficos, os quais precedem a cefaleia, a polimialgia e as manifestações neurológicas e oculares.

Palavras-chave

Febre; Vasculite; Cefaleia; Diplopia; Corticoide

Área

Clínica Médica

Autores

SAMARA SILVA SARAIVA, TAIS SEPÚLVEDA CRUZ, LAIS SOUZA VEIGA, NIKYALLAN SOARES RODRIGUES, PAULA BASTOS FREIRE DA MOTTA, TANIA LOPES BRUM