15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE PARKINSON E ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA- UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa em que há morte de neurônios motores da substância nigra e diminuição da dopamina na via motora dos gânglios da base. De evolução lenta prevalece após a quinta década de vida e o diagnóstico é clínico. Outra doença neurodegenerativa é a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) cujo quadro clínico rapidamente progressivo é caracterizado pela alteração no neurônio motor superior e inferior, principalmente após 40 anos de idade. A associação DP e ELA caracteriza o Parkinsonismo Plus, situação rara e não encontrada na revisão de literatura.

Objetivos

Descrever um caso raro de forma a evidenciar a abordagem e tratamento de tal entidade.

Caso

G.F., masculino, 42, diagnosticado com DP em uso de Levodopa e Pramipexol apresentando episódios de congelamento, rigidez bilateral em membros superiores e ausência de tremores. Em retorno apresentava-se com bradicinesia à esquerda e atrofia da musculatura tenar direita e período ON de quatro horas. Após três anos do diagnóstico apresentava-se com melhora do quadro motor, com wering off de 30 minutos e urgência urinária. Na evolução, apresentou atrofia do membro superior direito distal e fasciculações, reflexos grau 2 em membros superiores e 3 nos inferiores, Babinski ausente. Retorna com perda de equilíbrio, déficits motores mais acentuados, despertares noturnos e instabilidade postural, diagnosticado ELA caracterizando Parkinsonismo Plus estável. Acrescentou-se Riluzol e Ômega 3. Evoluiu com wearing off de duração de 3 horas, com Delay on, dificuldade em se mover na cama., além de fadiga crônica, dores musculares e reflexos aumentados. Evolui com delay on de 1 hora e noctúria, insônia esporádica, iniciou Retemic. Realizava fisioterapia, fonoaudiologia e hidroginástica. Apesar das terapias apresentadas o paciente apresentou pouca resposta ao tratamento para ELA.

Conclusões/Considerações finais

ELA e DP são doenças neurodegenerativas graves, associadas caracterizam Parkinsonismo Plus. Este diferencia-se da DP por instalar-se de forma simétrica e por responder mal a drogas antiparkinsonianas, inclusive a levodopa. Dada a gravidade destas patologias faz-se necessário o conhecimento acerca do Parkinsonismo Plus para correta diferenciação com a DP.

Palavras-chave

Parkinson; Esclerose Lateral Amiotrófica, Parkinsoninsmo Plus.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade positivo - Paraná - Brasil

Autores

mariana de oliveira trintinalha, Gabriele Belniowski Mendes, Renata Guedes Ramina Pessoa