15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Origem Anômala da Artéria Coronária Direita no Seio de Valsalva Esquerdo

Introdução/Fundamentos

Anomalias das artérias coronárias podem ser observadas de 0,6 a 1,3% dos pacientes submetidos à cineangiocoronáriografia, e em 0,3% das autópsias. A maioria dos acometidos são assintomáticos, e apenas 20% dos pacientes apresentam eventos de síncope, arritmias, infarto agudo do miocárdio ou morte súbita. É mais prevalente, a ocorrência de eventos cardiovasculares nas anomalias coronárias relacionadas à origem no seio de Valsalva contralateral. Sendo cerca de 0,019% a 0,92% dos achados na cineangiotomagrafias, e representando a segunda causa mais comum de morte súbita em atletas jovens.

Objetivos

Trazer para discussão um quadro clínico de difícil diagnóstico por uma anomalia coronária rara, com grave sintomatologia em paciente jovem sem comorbidades

Caso

Paciente jovem, masculino, sem comorbidades prévias, foi admitido em serviço especialiazado de cardiologia em Curitiba por quatro episódios de Parada Cardiopulmonar em Taquicardia Ventricular - todas revertidas após ciclos de Reanimação Cardiopulmonar. Ao longo da investigação, descobriu-se, por meio de cateterismo cardíaco, a origem anômala da coronária direita, que se encontrava no seio de Valsalva esquerdo, justificando o quadro do paciente. Foi indicado um Cardioversor desfibrilador implantável (CDI), e o procedimento e o pós operatório foram realizados sem intercorrências. Atualmente, está estável e faz uso regular de amiodarona, AAS, clopidogrel e carvedilol em doses baixas.

Conclusões/Considerações finais

As anomalias de origem contralateral da coronária têm grande relevância no processo de investigação clínica de eventos cardiovasculares, pela importante sintomatologia e a grande relação com morte súbita.

Palavras-chave

cardiologia; vasos coronários; morte súbita

Área

Clínica Médica

Autores

Rodrigo Cardoso Pereira, Paola Cardoso Preto, Juliana Andrade Fronchetti, Luiz Fernando Kubrusly