15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Osteomielite Crônica Multifocal Recorrente – relato de caso de doença rara

Introdução/Fundamentos

A Osteomielite Crônica Multifocal Recorrente (OCMR) é uma doença de baixa incidência cuja etiologia não é totalmente conhecida. Alguns autores acreditam que se trate de uma doença auto-inflamatória. Costuma afetar a metáfise de ossos longos, embora as lesões possam acometer qualquer região óssea. Sua evolução é insidiosa e sua duração variável, com quadro de dor, limitação da mobilidade, possibilidade de sinais inflamatórios locais e, em menor frequência, sintomas gerais, como febre, astenia e perda de peso. A doença afeta crianças, adolescentes e jovens adultos. Seu diagnóstico é feito pelo quadro clínico, exames laboratoriais e análise histopatológica e microbiana em uma abordagem multidisciplinar. O tratamento de primeira linha consiste no uso de Anti-inflamatórios Não Esteroidais.

Objetivos

Descrever um caso raro de OCMR e destacar sua importância no diagnóstico diferencial de artropatias crônicas da infância e adolescência.

Caso

Adolescente masculino de 13 anos com quadro de artralgia crônica de joelho direito que evoluiu para artrite de punho esquerdo e de tornozelos. Sem outras queixas ou doenças crônicas. Gestação, parto e desenvolvimento neurológico normais. Pai tem psoríase e avô paterno gota. Exame físico revelava limitação da extensão dos punhos, dor e edema de tornozelos. Apresentava seis ênteses dolorosas. Tinha marcadores inflamatórios elevados (VHS e PCR), mas HLA-B27 negativo. Foram investigadas e descartadas doenças infecciosas crônicas, autoimunes, miopáticas e metabólicas. As ressonâncias de punhos e tornozelos evidenciaram erosões corticais com intenso edema ósseo distais em rádios e tíbias comprovando osteomielite. A biópsia óssea de punho esquerdo demonstrou processo inflamatório em atividade. Foram consideradas as hipóteses de artrite idiopática juvenil e de artrite psoriásica, mas as informações clínicas, radiológicas e histopatológicas somadas à ausência de sinais clínicos de infecção concluem pelo diagnóstico raro de osteomielite crônica multifocal e recorrente. Houve resposta parcial aos anti-inflamatórios e boa resposta ao uso de metotrexato 10 mg/semana.

Conclusões/Considerações finais

Adolescente com artrite periférica crônica, história familiar de psoríase e entesite faz pensar em artrite idiopática juvenil e seus subtipos. No entanto, deve-se sempre considerar diagnósticos diferenciais, mesmo que raros, como a OCMR.

Palavras-chave

Osteomielite crônica multifocal recorrente; OCMR; doença; inflamatória; adolescente; diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Victor Vidal Oliveira, Giuliane Sayuri Araujo Toome, Rafaella Sousa Araújo, Yasmin Christine Galhardo Carvalho, Danilo Garcia Ruiz