15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

POLINEUROPATIA SENSITIVA AXONAL DEVIDO A EPISÓDIO DE GUILLAIN-BARRÉ: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polirradiculoneuropatia aguda, auto-imune, frequentemente grave e fulminante. Epidemiologicamente ocorre a uma taxa de 1/1.000.000 habitantes a cada mês.

Objetivos

Investigar um caso de polineuropatia sensitiva axonal após episódio de SGB.

Caso

Paciente feminina, 65 anos, hipertensa e diabética, queixa-se de paresia, alodinia e parestesia em membros inferiores (MMII), com evolução para membros superiores. Ainda, relatava quadro síndrome gripal ocorrido há duas semanas (sic), com melhora dos sintomas espontaneamente. Refere ser o terceiro episódio de paresia em membros, sendo o primeiro episódio há sete anos e o segundo há quatro anos. Na anamnese refere ser o “terceiro episódio de Guillain-Barré” (sic). Nega outras queixas. Ao exame físico, encontrava-se em Glasgow 15, sem sinais de irritação meníngea, pupilas isocóricas e fotorreagentes, força grau 3 nos 4 membros com arreflexia. Pares cranianos preservados.
Avaliada com tetraparesia progressiva e aguda após infecção sistêmica prévia. Submetida à punção lombar na investigação de SGB: glicose de 77 mg/dL, proteínas totais 40 mg/dL, leucócitos totais 5 mg/dL e eritrócitos 115 mg/dL. Nada foi encontrado na pesquisa de Gram e fungos. Solicitado eletroneuromiografia dos 4 membros.
Ao estudo da neurocondução sensitiva foi evidenciado redução da velocidade de condução no nervo mediano direito e ausência de resposta em MMII; na neurocondução motora não houve alterações significativas salvo no nervo mediano direito com aumento da latência distal motora. Ao estudo de miografia houve traçado interferencial com amplitude adequada durante ato volicional, ausência de descargas elétricas espontâneas durante o repouso muscular.

Conclusões/Considerações finais

Concluiu-se que o caso em questão se tratava de uma polineuropatia sensitiva axonal como possível alteração crônica residual da polineuropatia aguda sofrida previamente, com disfunção do nervo mediano direito ao nível do túnel do carpo em grau moderado. A punção lombar realizada na paciente justificou-se pelo fato de que a concentração de proteínas e leucócitos totais em casos de SGB geralmente se encontram elevados.
Dentre todas as anormalidades que SGB causa, as da sensibilidade geralmente são mais benignas que as anormalidades motoras, podendo incluir não mais do que parestesias com formigamentos nas mãos e nos pés. É comum haver dor, assim como certo grau de disfunção do sistema nervoso autônomo.

Palavras-chave

Polineuropatias
Síndrome de Guillain-Barré
Neurologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Lucas Vinício Bittencourt, Isabella de Oliveira, Isabella Cruz Cesário Pereira, Anisio Souza Neto, Juliana Carrara Lombardi