15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

HIPOTIROIDISMO PRIMÁRIO GRAVE NO SEXO MASCULINO

Introdução/Fundamentos

O hipotiroidismo é uma das doenças endócrinas mais comuns, sendo a causa principal a tiroidite auto-imune crônica (tiroidite de Hashimoto).

Objetivos

Enfatizar a importância do diagnóstico e tratamento precoces de uma doença comum, mas potencialmente grave para permitir um desfecho favorável.

Caso

Paciente de 30 anos, sexo masculino apresentando quadro de mialgia, artralgia, cansaço, sonolência e edema generalizado há 12 meses com piora progressiva; realizados exames laboratoriais com níveis de TSH repetido e confirmado de 889,5 mUI/ L (0,4- 4) e T4 livre de 0,2 ng/dL (0,7-1,5) assim como altos níveis de Anti-TPO: 900 UI/mL sem história familiar de tireoidopatia. Iniciado reposição de levotiroxina em doses elevadas, evoluiu com reversão dos sinais e sintomas descritos assim como controle laboratorial adequado em doze semanas com ajustes de dose.

Conclusões/Considerações finais

O TSH sérico é o teste de primeira linha no diagnóstico de hipotiroidismo primário e a complementação com a dosagem do anti-TPO confirma a etiologia auto-imune do hipotiroidismo como descrito no caso. Este paciente chama atenção em relação a um provável diagnóstico tardio já que o mesmo não apresentava fatores de risco clássicos para tiroidite auto-imune como idade > 60 anos, bócio, sexo feminino e história familiar. A resposta ao tratamento do hipotiroidismo deve ser avaliada em seis semanas após o início da terapêutica para realizar novo ajuste da medicação conforme realizado na condução deste caso. Nosso paciente correu risco importante de evoluir para coma mixedematoso, a complicação mais grave do hipotiroidismo com mortalidade muito elevada. Este caso, portanto, ilustra uma evolução satisfatória para uma doença comum, cujo diagnóstico foi tardio, com características alarmantes e preocupantes. Sendo assim se faz necessário o diagnóstico e tratamento precoces para permitir um desfecho favorável.

Palavras-chave

Hipotiroidismo; Hipotiroidismo primário; Tiroidite de Hashimoto; Tiroidite auto-imune; TSH; Anti-TPO;

Área

Clínica Médica

Instituições

Residência Clínica Médica - Macaé/RJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Felipe Flores Pires, Raiane Fonseca Silva Herdy