15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES VÍTIMAS DE CAUSAS EXTERNAS ATENDIDOS POR SERVIÇO AEROMÉDICO NO CEARÁ ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2018

Fundamentação/Introdução

Diante do panorama de crescimento de acidentes por causas externas no país, torna-se necessário sistematizar, os dados obtidos do serviço aeromédico do Ceará acerca do número de atendimentos de pacientes vítimas de causas externas, a fim de promover uma melhor perspectiva de atendimento para as equipes que atendem essas urgências e, consequentemente, promover a redução de óbitos e de condições crônicas causas por esses acidentes.

Objetivos

Analisar o perfil epidemiológico de pacientes vítimas de causas externas atendidos por serviço aeromédico no Ceará.

Delineamento e Métodos

Para compor a pesquisa, por meio de método quantitativo, foram analisadas as ocorrências resultantes de causas externas atendidos pelo serviço aeromédico do Ceará no período de 2015 a 2018, de forma a se traçar o perfil mais recorrente dos pacientes com idade acima de 15 anos atendidos pelo serviço.

Resultados

No período analisado foram atendidas 205 ocorrências por causas externas, representando 77,6% dos 264 atendimentos, destes 137(66,8%) foram encaminhados ao hospital de referência da cidade. A idade média dos pacientes era de 35,47 anos. 152(74,1%) dos pacientes eram homens, 38(18,5%) mulheres e 15(7,3%) não informado. Quantos as causas, Acidentes de Transito e automobilísticos é a mais frequente, com 104(50,7%) casos, seguida de 26(12,7%) casos de Submersão e Imersão, 21 (10,2%) casos de Ferimentos por Arma de Fogo, 19(9,3%) casos de Queda de Altura, 19 (9,3%) Outros casos, 9(4,4%) casos de Queimaduras e Inalação de Fumaça, 4(2%) casos de Agressões e 3(1,5%) casos de Ferimentos por Arma Branca.

Conclusões/Considerações finais

O perfil dos pacientes é de um homem adulto envolvido em um acidente de trânsito e encaminhado para o hospital referência em atendimento de trauma em Fortaleza. O maior acionamento do serviço nos casos de acidentes de trânsito pode ter relação com a quantidade e a gravidade dos acidentes envolvendo motociclistas, dado a frota do estado (1.377.096). Além disso, destacam-se também os atendimentos aos casos de afogamento, o que pode estar relacionado com as características litorâneas do estado e as atividades de trabalho e lazer desenvolvidas, e aos casos de ferimentos por armas de fogo, sendo estes, provavelmente, uma consequência do aumento da violência urbana. Diante da análise, é possível ter um maior conhecimento sobre o perfil dos pacientes no estado e melhorar o direcionamento do manejo e do suporte de atendimento pré-hospitalar.

Palavras-chave

Causa Externas, transporte aeromédico, epidemiologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Rafael Mota Ferreira, Emanoel Lucas Pinheiro Xavier, Mariana Oliveira Veloso, Patricia Maria Soares da Silva, Eduardo Henrique de Araujo Lino, Paulo Arruda Neto