15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Neurite óptica unilateral causada por herpes zoster

Introdução/Fundamentos

A neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico que costuma acometer indivíduos entre 20 e 40 anos de idade sendo causada tanto por infecções como doenças autoimunes. A sua associação com o vírus Herpes Zoster é uma manifestação rara e tem uma relação maior com indivíduos idosos e imunocomprometidos, normalmente associada a manifestações cutâneas vesiculares agudas.
Apresentamos um caso de um adolescente que procurou a emergência com neurite óptica ipsilateral 15 dias após apresentar herpes zoster facial à esquerda.

Objetivos

Avaliação clínica do paciente em questão e posterior revisão de seu prontuário eletrônico associado a literatura referente ao tema.

Caso

Paciente M.A.C.U, 16 anos, compareceu a um hospital no Extremo Sul Catarinense em maio de 2018 referindo que há 15 dias apresentou quadro de erupções vesiculares em diferentes estágios em hemiface esquerda compatível com Herpes Zoster. Há 5 dias da admissão evoluiu com diminuição súbita da acuidade visual ipsilateral, tipo “visão turva” e há 1 dia com cefaleia hemicraniana. Referiu há 40dias episódio de IVAS. Trouxe avaliação oftalmológica evidenciando exsudação em mancha branca em frente ao nervo óptico esquerdo, AV OE 20/150 , compatível com neurite óptica. Não apresentava déficits movimentação ocular e pupilas isofotorreagentes. Realizou Ressonância Magnética encéfalo e análise líquor cefalorraquidiano sem particularidades. Laboratorialmente evidenciou pesquisa anticorpos Epstein BAAR IGM + ( 32 ) e proteína C reativa para Esptein BAAR detectado em 290 cópias/ml. Demais sorologias fase aguda não reagentes.
Realizado pulsoterapia com metilprednisolona por 10 dias associado a aciclovir obtendo uma resposta satisfatória e melhora da acuidade visual.
Paciente teve alta hospitalar 10 dias após admissão e orientado retorno com neurologista e oftalmologista em 2 semanas para seguimento.

Conclusões/Considerações finais

Sabe-se que a neurite óptica causada pelo vírus Herpes Zoster é uma manifestação rara. Diante disso, é de extrema importância uma avaliação clínica e oftalmológica minuciosa na suspeição para realizar tratamento direcionado da doença a fim de se evitar complicações irreversíveis.

Palavras-chave

Herpes
Zoster
Neurite
Nervo óptico

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna Venhold Picolo, Cassiano Tonial, João Henrique Liecheski Marques