15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE NASCIMENTOS DE BEBÊS COM MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS, NO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA/RJ, E ESTUDO DAS CAUSAS RELACIONADAS

Fundamentação/Introdução

De acordo com a Organização Pan-Americana de saúde (OPAS), o termo malformação congênita (MC) compreende qualquer defeito na constituição de órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural ou funcional, presente ao nascimento ou não, causado por fatores genéticos, ambientais ou mistos. A incidência geral das anomalias congênitas nos países da América latina não difere daquela encontrada em outras regiões do mundo. Ao todo, não menos de 5% dos nascidos vivos apresentam alguma anomalia no desenvolvimento.
Recentemente, observou-se aumento no número de nascidos vivos com MC no município de Itaperuna/RJ. Destacam-se nesse município a espinha bífida, anencefalia, mielomeningocele, entre outras, que precisam ser avaliadas as possíveis causas e quantificar o aumento, para traçar medidas que aliviem o dano causado e medidas de prevenção.

Objetivos

Avaliar as doenças congênitas pelo DATASUS nos anos de 2006 a 2016, no município de Itaperuna/RJ, para correlacionar com as possíveis causas.

Delineamento e Métodos

No que tange à metodologia, trata-se de um estudo transversal, no qual foi utilizado banco de dados do DATASUS para quantificar o número de nascidos vivos com MC no município de Itaperuna, bem como dados fornecidos pelo site do IBAMA para avaliação dos ingredientes ativos mais vendidos no Brasil dentro de 5 anos e, por fim, enfoque na revisão de literatura bibliográfica acerca do assunto.
Os objetivos propostos foram validados através dos seguintes métodos:
3.1. Levantamento de dados sobre as malformações congênitas a partir do site DATASUS;
3.2. Análise de dados pelo site do IBAMA dos ingredientes ativos mais vendidos no Brasil;
3.3. Revisão de literaturas para elucidar a importância da prevenção e diagnóstico precoce acerca da MC.

Resultados

Dados do DATASUS mostraram que teve nesses dez anos, em Itaperuna, casos de espinha bífida, MC do SN, aparelho geniturinário, osteomuscular , intestinal entre outras doenças. Estudos denotam que vários agrotóxicos podem afetar o sistema reprodutivo e o desenvolvimento embriofetal após a exposição intrauterina, além dessa região ter muito uso dos mesmos, o que pode ser uma das principais causas de MC.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se que a exposição materna aos agrotóxicos pode está intimamente ligada aos bebês nascidos com anomalias e pode ser a principal causa dos defeitos congênitos. Para isso, torna-se necessário o diagnóstico precoce por meio de exames para planejar o uso de recursos especializados para reduzir a mortalidade e danos causados pela MC.

Palavras-chave

Anomalias congênitas; levantamento de dados; Itaperuna/RJ; causas relacionadas.

Área

Clínica Médica

Autores

Larissa de Oliveira Jacomino, Anderson Ferreira Bastos Júnior, Laura Lutterbach Dalbuone Pinheiro