15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome do Ligamento Arqueado em Idoso: Uma Apresentação Atípica

Introdução/Fundamentos

Fundamentação/Introdução: Síndrome do ligamento arqueado ou Síndrome de Duban é uma patologia rara, caracterizada pela compressão extrínseca do tronco celíaco pelo ligamento arqueado mediano do diafragma. Esta patologia é mais prevalente em crianças e adolescentes e está associado a dor abdominal pós-prandial, perda de peso e vômito.

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de um paciente com síndrome do ligamento arqueado.

Caso

Relato de Caso: Homem, 74 anos, ex-tabagista (65 maços/ano) e etilista, com hipertensão, diabetes mellitus (DM) e doença arterial obstrutiva crônica, apresentando claudicação. Iniciou quadro de dor abdominal em flancos, bilateral, em queimação há 1 ano e 8 meses, de forte intensidade, melhora com anti-inflamatórios, associada à perda ponderal de 17 quilogramas e constipação. A dor progrediu para mesogastro e região lombar. Realizado rastreio para neoplasias, sem resultados diagnósticos. Realizou colonoscopia com resultado normal e endoscopia digestiva alta mostrando pangastrite enantematosa moderada e com atrofia da mucosa. Ultrassonografia (USG) abdominal apresentou cisto simples renal, tomografias (TC) de abdomen revelou aorta e ilíacas tortuosas ectasiadas exibindo calcificações parietais difusas e ateromatose, além de 2 cistos simples renais e TC de tórax evidenciou aorta tortuosa, alongada com calcificações parietais e espessamento pleuroapical bilateral residual. No entanto, esses resultados não foram capazes de definir a causa dos sintomas. Tendo em vista a falência da investigação diagnóstica inicial, levantou-se a hipótese de dor neuropática, visto que apresentava DM de longa data, sendo iniciada pregabalina, com resposta parcial. Ainda na tentativa de elucidação diagnóstica e sendo questionada a possibilidade de isquemia mesentérica foi realizado USG doppler abdominal com achados sugestivos de estenose de artéria mesentérica maior que 70%. Foi solicitada angiorressonância de abdome para melhor avaliação, que demonstrou estenose intermitente na emergência do tronco celíaco, sugerindo compressão extrínseca pelo ligamento arqueado proeminente, configurando a síndrome do ligamento arqueado.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão/Considerações Finais: Desse modo, concluímos que este caso foi uma apresentação em fase etária atípica dessa síndrome, que costuma se apresentar na infância ou adolescência. A síndrome se mostra de difícil diagnóstico por ser rara, necessitando de alta suspeição clínica para ser diagnosticada.

Palavras-chave

Palavras chave: Síndrome, Apresentação, Rara.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral Dr. Cesar Cals - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Tatiane Vieira Carneiro, Karla Rafaelly de Vasconcelos Costa, Victória Benigno Moreida da Rocha, Ana Carla Brito Nunes, Tadeu Gonçalves de Lima, Francisco Mozart Rolim de Souza