15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hipercalcemia decorrente do uso altas doses diárias de Vitamina D com evolução para Insuficiência Renal Aguda (IRA): relato de caso.

Introdução/Fundamentos

A prática de terapias alternativas utilizadas no tratamento de doenças autoimunes tem se popularizado ultimamente. Um exemplo é o método chamado Protocolo Coimbra, que utiliza elevadas doses diárias de vitamina D (D3).

Objetivos

Este trabalho teve como objetivo relatar o caso de uma paciente que desenvolveu insuficiência renal aguda (IRA) após uso de altas doses diárias de vitamina D para o tratamento de artrite reumatoide (AR) conforme recomendações do Protocolo Coimbra. Os autores acreditam que este seja o primeiro relato de caso da literatura sobre o tema.

Caso

Paciente, sexo feminino, 21 anos, caucasiana, evoluiu com IRA após uso diário e contínuo de 120.000 UI de colecalciferol, conforme seguimento médico que utiliza o Protocolo Coimbra para o tratamento de artrite reumatoide. Paciente apresentou sintomas gastrintestinais por conta da intoxicação por hipervitaminose D. Foi tratada por meio de terapia hipocalcêmica com hidratação endovenosa intensa, furosemida, hidrocortisona, associados ainda à ingestão hídrica por via oral. Houve, entretanto, hipercalcemia refratárias às medidas iniciais, sendo adicionado ácido zoledrônico à terapia, o qual se mostrou eficaz na resolução do quadro.

Conclusões/Considerações finais

O tratamento de doenças autoimunes com base no Protocolo Coimbra carece de estudos que comprovem sua eficácia. Sendo assim, é necessário que maiores investigações sejam realizadas para que se comprovem os benefícios e se estabeleçam os riscos aos quais os pacientes poderão estar sujeitos ao serem expostos ao uso de elevadas doses diárias de vitamina D.

Palavras-chave

Artrite Reumatoide; Protocolo Coimbra; Hipervitaminose D; Hipercalcemia; Insuficiência Renal Aguda.

Área

Clínica Médica

Autores

Nayara Douat Hannegraf, Isabelle Bolfe, Renato Dalmagro, Priscilla Dal Pra Campos, Tatiana Rosa Ogata Nakagawa, Francelise Bridi Cavassin