15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Associação de tuberculose pulmonar e cutânea em paciente assintomático respiratório – um relato de caso.

Introdução/Fundamentos

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que normalmente se localiza nos pulmões, embora possa acometer qualquer órgão, sendo então denominada TB extrapulmonar, podendo ter como sitio a pele, os gânglios linfáticos entre outros. Um exemplo de forma extrapulmonar é a cutânea, representando 1% de todos os casos de tuberculose, com maior ocorrência em pacientes imunodeprimidos.

Objetivos

O objetivo deste relato de caso é discutir um caso de tuberculose cutânea associado à tuberculose pulmonar e realizar breve revisão de literatura acerca dessa ocorrência.

Caso

Paciente, masculino, 35 anos, admitido no HRG em mai2018, com quadro de dor abdominal, em epigastro há 5 meses, associado a diarreia, náuseas, febre e perda de peso.Apresentava ainda lesão no lábio inferior, não dolorosa, não pruriginosa, com secreção purulenta. Ao exame estertores creptantes em apice esquerdo; submetido a exames que evidenciaram: radiografia de tórax com cavitação em lobo superior esquerdo, condensações e padrão de árvore em brotamento, sendo confirmado os mesmos achados pela TC de Toráx. EDA com Esofagite+Pangastrite+ biópsia endoscópica com Gastrite crônica, H. pylori negativo. BAAR e Genexpert, foram positivas para M. tuberculosis, fechando o diagnóstico TB pulmonar, com confirmação de associação com TB extra-pulmonar pela biopsia da lesão infralabial com dermatite crônica granulomatosa. Iniciado o tratamento para TB, após negativação do BAAR, recebeu alta para tratamento em domicilio.

Conclusões/Considerações finais

O aspecto clínico da TB cutânea é variado: pápulas inflamatórias, placas verrucosas, nódulos supurativos e úlceras crônicas. As variantes da TB cutânea podem ser divididas em exógena/endógena; A exógena é por inoculação do bacilo e a endógena contiguidade, autoinoculação, disseminação linfática/hematogênica; O escrofuloderma, ainda é a forma de TB cutânea mais comum em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo frequente a coexistência com TB pulmonar. A inflamação leva à formação de abscessos frios, indolores, não pruriginosos,que crescem, fazendo diagnóstico diferencial com abscessos bacterianos, metástases, entre outros. O tratamento da tuberculose cutânea não se diferencia da pulmonar. O paciente em questão tinha como resultado de biopsia lesão crônica granulomatosa sem descrição de visualização de Bacilos de Koch, por isso, não foi possível constatar com veracidade o tipo de acometimento cutâneo vigente do caso.

Palavras-chave

Pele; Tuberculose; Tuberculose cutânea

Área

Clínica Médica

Autores

Brunna Polari Leitão, Bárbara Cristina dos Santos Ribeiro Leite, Mariana Abrantes de Pina Afonso, Vinicius Balen Ronsoni, Gabriela Alves de Lima Moreira