15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

INFARTO DE TRONCO CORONÁRIO EM MULHER JOVEM

Introdução/Fundamentos

O infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) é uma situação crítica, que demanda reconhecimento imediato, uma vez que os efeitos benéficos da terapia com reperfusão são maiores quando realizados logo após a apresentação. Relatamos o caso de uma paciente jovem, com múltiplas comorbidades que se apresentou ao nosso serviço com IAMCSST por oclusão de tronco da artéria coronária esquerda (TCE).

Objetivos

Enfatizar a importância do reconhecimento dos sinais clínicos, do diagnóstico e da abordagem precoces do IAMCSST.

Caso

Paciente feminina, de 43 anos, com doença arterial obstrutiva periférica e histórico de amputação de ambos os membros inferiores procurou atendimento médico em hospital de sua região com relato de dor torácica típica com início aproximadamente quatro horas antes da admissão hospitalar. Realizado ECG que visualizou corrente de lesão subepicárdica ântero-lateral e entrado em contato com o nosso serviço para realização de reperfusão através de angioplastia coronária percutânea. Antes do transporte, paciente evoluiu com congestão pulmonar e necessidade de intubação orotraqueal e infusão de drogas vasoativas para manutenção de níveis toleráveis de pressão arterial. À chegada, paciente estava intubada e com noradrenalina à 0,3 mcg/kg/min, com pontuação de TIMI 10. Realizada cineangiocoronariografia que demonstrou oclusão total no terço distal do TCE com presença de trombo e artéria coronária direita com lesão moderada proximal. Realizada recanalização com balão e observada lesão crítica com grande quantidade de trombos envolvendo a bifurcação circunflexa e ramo marginalis. Realizado tromboaspiração e administrado abciximab durante procedimento. Realizado angioplastia com implante de stent no TCE direcionado para artéria circunflexa e stent no óstio do ramo marginalis, com sucesso. Realizado recanalização no óstio/terço proximal da artéria descendente anterior sendo observado oclusão total no terço médio (oclusão crônica). Após o procedimento paciente foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva Coronária e implantado um balão intra-aórtico, porém a despeito das medidas realizadas a paciente evoluiu à óbito após 10 dias de internação hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

O IAMCSST de tronco é uma situação dramática, que demanda pronta resolução da obstrução em virtude da alta taxa de morbimortalidade. Relatamos o caso de uma paciente com lesões graves e escore TIMI de mortalidade elevado.

Palavras-chave

Infarto agudo do miocárdio, Tronco coronário.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maurício Felippi de Sá Marchi, Marcelo Burger Zimmermann, Fernanda Burger Zimmerman, Eduardo Zanghelini Mazon, Júlia Schmitt Góss, Sérgio Luiz Zimmermann