15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Correlação entre a catastrofização da dor e qualidade de vida/humor em pacientes com dor crônica

Fundamentação/Introdução

Estima-se que 39% da população brasileira sofre de dor crônica (DC) e esta encontra-se associada aos aspectos psicológicos do indivíduo. Neste sentido, a catastrofização que consiste na presença de pensamentos automáticos exagerados e negativos, tem corroborado com a piora do comportamento, impactando em seu estado de humor e qualidade de vida.

Objetivos

Avaliar a correlação entre a catastrofização da dor com qualidade de vida e estado de humor em pacientes com dor crônica e caracterizar os aspectos sociodemográficos, hábitos de vida e perfil clínico dos pacientes com dor crônica.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional transversal alinhado a um estudo quase experimental realizado no Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Palhoça-SC. Foram incluídas 49 pessoas, ambos os sexos, com idade superior a 18 anos, que apresentavam dor crônica por mais de 3 meses. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e instrumentos validados: Escala de Catastrofização de Dor, Escala de Humor de Brunel e o Whoqol-bref. Análise estatística realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 18.8), para avaliar as freqüências simples e relativa, média±desvio padrão e a correlação de Pearson (p<0,05).

Resultados

A maioria dos participantes eram do sexo feminino (73,5%); prevalência de idade entre 40-59 anos (51%); dor crônica acima de 12 meses (75,5%); sedentários (61,2%) e portadores de fibromialigia (26,5%) e lombalgia (20,4%). Houve correlação positiva entre catastrofização e estado de humor negativos (p ˂0,01) para os domínios raiva, confusão, fadiga e tensão; correlação negativa entre catastrofização e qualidade de vida (p≤ 0,06) para os domínios físico, psicológico, social e meio ambiente.

Conclusões/Considerações finais

A catastrofização interfere nos estados de humor negativos e piora a qualidade de vida dos indivíduos demonstrando a necessidade de abordagens psicossociais no tratamento.

Palavras-chave

Dor crônica; Escala de Catastrofização da Dor; Escala de Humor de Brunel; WHOQOL-bref.

Área

Clínica Médica

Autores

Augusto Barbosa Fronza, Giovana Grunewald Vietta, Fernando Dalmina, Taes Yago Godinho Peixoto, Elayne Pereira