15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Guillain-Barré em Jovem no Município de Coari – AM

Introdução/Fundamentos

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença de caráter autoimune que acomete primariamente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda ou subaguda, sendo a maior responsável pelos casos de paralisia flácida generalizada no mundo. Mundialmente, a SGB apresenta uma incidência anual de 1 a 4 casos a cada cem mil habitantes, sendo mais prevalente na faixa etária entre os 20 e 40 anos de idade, não existindo dados epidemiológicos específicos para o Brasil. Cerca 70% dos casos de SGB apresentam alguma doença aguda precedente.

Objetivos

Relatar um caso de SGB em um jovem e a influência do seu meio na sua condição de saúde.

Caso

Paciente F.S.B., 17 anos, sexo masculino, pardo, estudante, natural de Coari – AM, admitido em 23/03/2018 no pronto socorro do Hospital Regional de Coari (HRC) com quadro de paresia e parestesia em membros inferiores (MMII), mantido em observação, havendo remissão espontânea e sendo liberado no mesmo dia. Após 48 horas, paciente acordou com paralisia de MMII e membros superiores (MMSS). Foi novamente internado, desta vez na emergência, com níveis de sódio alterados e saturação de oxigênio oscilando entre 78% e 92%. Ficou 3 dias no HRC com este quadro aguardando a UTI aérea para transferência para Manaus. Então deu entrada no Hospital João Lúcio na capital amazonense, onde o neurologista, após exames, constatou a SGB. Depois disso houve piora no quadro e foi realizada plasmaferese seguida de fisioterapia, acontecendo crescente melhora do paciente. O mesmo retornou para Coari após ser liberado pelo neurologista. Em uma cidade do interior do Amazonas, por sua estrutura e geografia, o paciente não tem como receber o tratamento adequado para a sua condição, podendo apenas realizar fisioterapia para tentar estabilização do quadro. Dessa forma, o mesmo ainda teve cerca de 8 crises no período de maio até novembro de 2018, sendo estas com duração por volta de 3 dias e mais curtas principalmente pela fisioterapia.

Conclusões/Considerações finais

É possível compreender neste relato de caso o acometimento de uma doença debilitante e rara em um jovem de apenas 17 anos no interior do Amazonas e a influência da sua posição geográfica no diagnóstico e prognóstico do seu quadro. Além do mais, pode-se observar a realidade de um sistema público de saúde que ainda não atingiu seus princípios finalísticos, como a integralidade e universalidade.

Palavras-chave

Síndrome de Guillain-Barré. Amazônia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB - Amazonas - Brasil, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Amazonas - Brasil

Autores

Pedro José Leite de Almeida Mendonça, Bruno Pinho Mineiro Gonçalves, Hiago Leite da Silva, Kaique Lopes Bacelar, Iamendes Tenório Batista