15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RIZOTOMIAS TRIGEMINAIS PARA O TRATAMENTO DE DOR

Fundamentação/Introdução

Introdução: Rizotomia é um procedimento que consiste em cessar, definitiva ou temporariamente, a função dos nervos sensitivos da dor. A neuralgia do trigêmeo é uma enfermidade que pode se beneficiar de uma rizotomia trigeminal. Atualmente a rizotomia percutânea trigeminal por radiofrequência e a microcompressão por balão têm sido técnicas bastante utilizadas.

Objetivos

Objetivo: Expor a experiência do tratamento de neuralgia do trigêmeo com técnica de rizotomia trigeminal.

Delineamento e Métodos

Métodos: Estudo retrospectivo observacional realizado a partir da análise de banco de dados de um serviço de Neurocirurgia de referência no período de setembro de 2009 a novembro de 2018.

Resultados

Resultados: Foram analisados 37 pacientes com diagnóstico de neuralgia do trigêmeo. 62,2% (n=23) da amostra é do sexo feminino e 37,8% (n=14) do masculino, sendo a idade média de 62,7 anos (33 - 84 anos). Quanto a presença de fatores de risco: 27% hipertensos (n=10) e 16,2% dislipidêmicos (n=6). Em relação aos sintomas apresentados pelos pacientes, o mais prevalente foi cefaleia, aparecendo em 67,6% dos pacientes (n=25), seguida por parestesia em 10,8% (n=4), zumbido em 8,2% (n=3) e tontura em 5,4% (n=2). A maior parte das rizotomias foram realizadas nos ramos V2-V3 do nervo trigêmeo (56,7%; n=21); seguida pelo procedimento realizado somente no ramo V2 do nervo, correspondendo a cerca de 27% (n=10); rizotomia somente no ramo V1, com 8,2% (n=3); nos ramos V1-V2, com 5,4% (n=2) e somente no ramo V3 do nervo, com 2,7% (n=1); tendo sido o lado esquerdo o mais acometido (54%, n=20). Com relação ao procedimento, foi realizada abordagem percutânea em todos os pacientes. A rizotomia foi realizada por balão em cerca de 92% dos pacientes (n=34) e utilizou-se radiofrequência em cerca de 8% dos pacientes (n=3). Em 78,4% dos pacientes foi possível executar o procedimento em apenas uma sessão (n=29); em 18,9% houve necessidade de realizar 2 sessões (n=7) e em 2,7% realizou-se 3 sessões de rizotomia (n=1).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O alívio completo da dor por neuralgia do trigêmeo ocorreu na grande maioria dos pacientes analisados em apenas uma sessão do procedimento, o que condiz com os dados da literatura. A rizotomia trigeminal demonstrou-se uma técnica com baixa morbimortalidade, reiterando os bons resultados da terapia. O acompanhamento dos casos é imprescindível para permitir melhor avaliação da eficácia a longo prazo do tratamento.

Palavras-chave

Rizotomia, Nervo trigêmeo, Neuralgia do trigêmeo

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil, Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

LAURA MOLL SILVA, CAROLINE BARBOSA LIMA, MATEUS DURIEUX SOARES, CARLOS HENRIQUE DUMMER, LEANDRO JOSE HAAS