15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de Experiência – A Importância de uma Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência na Formação de Futuros Médicos no Interior da Amazônia

Fundamentação/Introdução

Um curso recém-criado na Amazônia, mais especificamente na cidade de Coari – AM, surge com as dificuldades impostas à formação pela própria geografia da região. Cabe aos envolvidos, como: acadêmicos, professores e coordenação, criar meios para que a graduação possa ser a mais completa possível. Com isso, a Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência (LAMURGEM) torna-se uma importante ferramenta para inserir o acadêmico na rotina da sua futura profissão, bem como prepará-lo para os mais diversos cenários.

Objetivos

Vivenciar o cotidiano de um médico plantonista, capacitar-se para as mais variadas situações que possam surgir e proporcionar uma formação mais completa para o acadêmico.

Delineamento e Métodos

O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo, no qual os acadêmicos ligantes da LAMURGEM relatam a experiência de participar da mesma, bem como da sua importância para a graduação médica. A liga possui 12 estudantes divididos em 6 duplas e um coordenador especialista em ortopedia e traumatologia. Ela funciona com plantões de 19h à meia-noite todos os dias, bem como plantões de 13h às 19h aos sábados e domingos, totalizando 9 plantões semanais. Nas práticas os ligantes possuem a oportunidade de acompanhar o médico plantonista, podendo observá-lo exercendo a profissão e, quando ele decidir que o acadêmico já possui aptidão, também podem realizar procedimentos como suturas, drenagens de abscessos, desbridamento de feridas, atendimento a pacientes vítimas de acidentes automobilísticos, dentre outros. Sendo todos estes sempre acompanhados por um médico responsável. Além disso, são realizadas palestras para a população e a cada quinzena é discutido entre os ligantes um tema prevalente relacionado à medicina de urgência e emergência, embasando teoricamente o estudante.

Resultados

A participação do acadêmico em uma liga de medicina de urgência e emergência lhe propicia uma experiência enorme, estimulando o raciocínio rápido para situações que demandam agilidade. Outrossim, a comunidade passa a ter um atendimento de melhor qualidade devido uma atenção maior do médico preceptor.

Conclusões/Considerações finais

A criação de uma liga como a LAMURGEM é de extrema importância para suprir parte das carências criadas em um curso no interior da Amazônia, além de integrar o estudante em sua futura profissão para o mesmo adaptar-se à realidade e também capacitá-lo para atuar de forma correta nas mais diversas situações.

Palavras-chave

Medicina. Urgência e Emergência. Liga Acadêmica. Amazônia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB - Amazonas - Brasil, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Amazonas - Brasil

Autores

Pedro José Leite de ALmeida Mendonça, Bruno Pinho Mineiro Gonçalves, Hiago Leite da Silva, Iamendes Tenório Batista, Kaique Lopes Bacelar