15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Nem tudo é pneumonia! A importância do diagnóstico diferencial em pacientes com acometimento pulmonar. Um relato de caso de Granulomatose de Wegner.

Introdução/Fundamentos

A Granulomatose de Wegner (GW) é uma vasculite que acomete pequenas e médias artérias e caracteriza-se por inflamação granulomatosa necrosante do trato respiratório superior e inferior, sendo seu diagnostico baseado no quadro clínico sugestivo, com acometimento das vias aéreas com ou sem o envolvimento renal. Cerca de 90% dos pacientes apresentam níveis circulantes de anticorpo anti-citoplasma de neutrófilos (ANCA), entretanto, cerca de 10 a 20% dos casos apresentam negatividade ao ANCA, caracterizando a Granulomatose de Wegner de Presunção.

Objetivos

Relatar e discutir um caso clínico de Granulomatose de Wegner de Presunção, reforçando a importância de uma investigação clínica atenta e diagnóstico precoce, no intuito de instituir a terapêutica adequada e proporcionar maior sobrevida ao paciente.

Caso

Paciente do sexo masculino, 53 anos, previamente hígido, dirige-se ao Pronto Atendimento queixando-se de dispnéia e astenia, onde iniciou-se tratamento com diagnóstico inicial de pneumonia. Evoluiu com inapetência, dispneia, febre e dor abdominal difusa, buscando novo atendimento médico, onde iniciou-se antibiótico venoso. Com piora do quadro, o paciente foi encaminhado à equipe de Clínica Médica do Hospital. No momento da admissão apresentava sensação de desmaio, peso nas pernas, dispnéia aos mínimos esforços e dor abdominal difusa. Saturação 85% e Frequência Cardíaca de 74 bpm. Exames realizados no Pronto Atendimento apontavam: Uréia 148; Creatinina 7,7 e Acidose Mista.
Foram solicitados exames complementares que demonstraram: Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva Pauciimune, Lesão Granulomatosa Pulmonar comprovadamente não infecciosa, Insuficiência Renal e Lesão Glomerular com positividade para vasculite, porém, com ANCA negativo. Com base em tais resultados, chegou-se ao diagnóstico de Granulomatose de Wegner de Presunção. Iniciou-se tratamento com administração de corticóide, com melhora progressiva do quadro.

Conclusões/Considerações finais

A Granulomatose de Wegner de Presunção é uma patologia rara que necessita de investigação clínica atenta para que haja a suspeita e assim, possa ser tratada. No mesmo âmbito, é de suma importância que o diagnóstico seja firmado o mais precoce possível, para que o tratamento imunossupressor seja breve e a remissão se torne possível, reduzindo assim a morbimortalidade da doença.

Palavras-chave

granulomatose de wegner de presunção; diagnostico diferencial; vasculite relacionada ao ANCA.

Área

Clínica Médica

Autores

Nicole Mancen Freire, Rubem Rosa Neto, Aliciane Rosa Soares Rodrigues, Daniel Castro Crespo, Nikyallan Soares Rodrigues