15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA CAVERNOSO TRANSMURAL COMO ACHADO ACIDENTAL DURANTE APENDICECTOMIA: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

O hemangioma é uma formação tumoral que afeta o tecido vascular, manifestando-se por uma proliferação desordenada de vasos sanguíneos. Sua etiologia ainda não está totalmente esclarecida, mas pode estar relacionada com anomalias congênitas, traumas físicos, estímulos hormonais e inflamatórios. As regiões anatômicas mais afetadas pelo processo neoplásico é cabeça e pescoço, correspondendo a 50% dos hemangiomas. Seus relatos são considerados raros, e se tratando do trato gastrointestinal suas ocorrências representam 0,05% dos casos desse órgão. Apesar da sua benignidade pode causar hemorragias, anemia, obstrução e fístulas vasculares.

Objetivos

Relatar um caso raro de hemangioma na região intestinal de um paciente jovem.

Caso

Paciente do sexo feminino, 25 anos, recebida no atendimento hospitalar informando dor a um dia no quadrante inferior direito do abdome. Não havia presença de nenhuma outra patologia e já havia passado por uma cesariana. Ao exame físico evidenciou-se o Sinal de Blumberg positivo e a ultrassonografia demonstrou o apêndice vermiforme com 9 mm, com conteúdo anecoico (sugestivo para apendicite aguda). Paciente foi então encaminhada para procedimento cirúrgico de apendicectomia, sendo realizada sem nenhuma intercorrência. Porém, durante a abordagem foi evidenciado uma formação tumoral na região do íleo, sendo então realizado a enterectomia e enteroanastomose para segurança do paciente. Sendo a peça anatômica encaminhada para patologia. O Exame patológico confirmou o caso de hemangioma capsular transmural, com margens cirúrgicas livres porção anatômica do intestino delgado e o apêndice e outras estruturas sem nenhum achado preocupante. Paciente após procedimento cirúrgico se manteve calma, sem presença de náuseas e vômitos, negando dor. Já conseguiu deambular no segundo dia, aceitando dieta com facilidade, diurese presente, flatos presentes, eliminações fecais normais no terceiro dia, recebendo alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

Caso de apendicectomia é algo rotineiro da urgência cirúrgica, sendo a sua incidência sobre o indivíduo é em torno de 5-20% de desenvolvimento durante a vida. Sua fisiopatologia está fortemente relacionada com fecalito, hiperplasia linfoide, e mais raramente com parasitas, corpos estranhos e tumores. Chama a atenção neste relato que o Hemangioma foi um achado ao acaso, sem haver nenhuma manifestação clínica para seu diagnóstico. Apesar da busca literária, não existe uma justificativa plausível para o surgimento da apendicite aguda com o hemangioma.

Palavras-chave

Apendicite Aguda. Hemangioma. Cirurgia Digestiva.

Área

Clínica Médica

Autores

Jéssica Daniela Schröder, Tácio de Oliveira, Luciano Dotta Guarientii