15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE LOMBALGIA ASSOCIADA A FRATURAS DE COLUNA COM O USO DE VERTEBROPLASTIA PERCUTÂNEA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A lombalgia é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas anualmente e até 84% das pessoas em algum momento da vida. É considerado o achado clínico mais prevalente entre as fratura de coluna, entretanto, um diagnóstico específico sobre possíveis causas não é determinado na maioria dos casos, uma vez que apresenta caráter multifatorial. A vertebroplastia percutânea consiste em um procedimento minimamente invasivo utilizado para o tratamento de fraturas de coluna associadas a traumas e/ou patologias que acometam o tecido ósseo. Essa técnica permite a estabilização do corpo vertebral fragilizado e oferece ao paciente melhor qualidade de vida, alívio dos sintomas além de potencializar a capacidade funcional da coluna.

Objetivos

Objetivo: Analisar as características e a epidemiologia de casos retrospectivos de lombalgia associada a fraturas de coluna tratadas por meio de vertebroplastia percutânea em serviço de Neurocirurgia de referência.

Delineamento e Métodos

Materiais e Métodos: Estudo retrospectivo observacional realizado a partir de uma base de dados conforme o serviço de Neurocirurgia, no período de agosto de 2005 a janeiro de 2018. Foram analisadas as variáveis de idade, sexo, comorbidades, lesão e localização do procedimento e material utilizado.

Resultados

Resultados: Foram registrados cem casos de vertebroplastia percutânea em pacientes com sintomatologia de dor lombar. O sexo feminino foi predominante, totalizando 79% dos pacientes (n=79). A idade média dos pacientes foi de 71 anos (36-89 anos). Em relação ao tipo de lesão a qual a vertebroplastia foi indicada, as fraturas predominaram em 97% dos casos (n=97), hemangiomas em 2% (n=2) e metástase óssea em 1% (n=1). No que se refere à predominância das fraturas, a coluna lombar foi acometida em 88% dos casos, coluna torácica em 23% (n=23). Em relação ao procedimento de vertebroplastia, foi utilizado o KIT Cook em 54% (n=54), KIT Subiton em 30% (n=30), Metilmetacrilato em 15% (n=15) e KIT Macom em 1% (n=1). Foi associado bloqueio facetário em 65% (n=65) dos casos. É válido ressaltar que 100% dos pacientes foram tratados sem quaisquer intercorrências e complicações.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Como tratamento da lombalgia em pacientes com fratura de coluna, a vertebroplastia percutânea se mostrou um procedimento efetivo e seguro, cujo preenchimento vertebral foi associado à efetividade analgésica de forma plena.

Palavras-chave

Lombalgia, vertebroplastia, fraturas de coluna, coluna lombar

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil, Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

LAURA MOLL SILVA, LIZ CAROLINE DE OLIVEIRA CAMILO, CARLOS HENRIQUE DUMMER, BRUNO MENEGATTI SANCHES, LEANDRO JOSÉ HAAS