15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE SOBREPOSIÇÃO DE COLANGITE BILIAR PRIMÁRIA COM HEPATITE AUTOIMUNE ASSOCIADA A ACALASIA IDIOPÁTICA DA CÁRDIA

Introdução/Fundamentos

Tanto na Hepatite Autoimune (HAI) quanto na Colangite Biliar Primária (CBP), observa-se uma alta prevalência de doenças autoimunes extra-hepáticas (MURATORI et al, 2015). A acalasia é um distúrbio de motilidade do esôfago, cuja causa subjacente permanece desconhecida (CHEUNG; HACHEM; LAI, 2016).

Objetivos

Avaliar a associação de múltiplas doenças autoimunes em um paciente, com presença de caso raro de CBP associado a acalasia, pancreatite autoimune e HAI. Destacar a importância de se investigar manifestações extra-hepáticas em pacientes com doenças autoimunes de fígado.

Caso

Trata-se do caso de mulher, de 53 anos, ictérica, diagnosticada com CBP (anticorpo antimitocôndria positivo, elevação crônica e persistente de fosfatase alcalina), associada a HAI (fator antinúcleo reagente em altos títulos, padrão nucleolar e citoplasmático), com biopsia hepática característica de síndrome de sobreposição. Além disto, apresentava diarreia crônica, com características clínicas e laboratoriais de síndrome de má-absorção intestinal, confirmando-se doença celíaca, por biópsia duodenal, além de pancreatite crônica, provavelmente autoimune (biópsia de pâncreas ainda não realizada).Como antecedente, apresentava vitiligo e disfagia, com acalasia idiopática da cárdia acompanhada de megaesôfago documentada por esofagograma e manometria (sorologia negativa para doença de Chagas). Foi submetida a dilatações endoscópicas e miotomia endoscópica peroral (POEM). A doença hepática já se mostrava em grau avançado, com MELD 17 pontos, Child B, com icterícia, mas curiosamente sem prurido. A paciente foi tratada com a combinação de ácido ursodeoxicólico na dose de 15mg/kg/dia, prednisona na dose inicial de 40mg e azatioprina (50mg/dia). A doença celíaca (Marsh IIIa) mostrou-se de difícil controle, com diarreia persistente, possivelmente devido à má adesão à dieta livre de glúten e pela provável coexistência com pancreatite autoimune.

Conclusões/Considerações finais

Deve-se destacar no caso as associações incomuns entre diversas doenças autoimunes, sendo raros os relatos de associação de CBP com acalasia do esôfago. Importante destacar a necessidade de se pesquisar doenças autoimunes extra-hepáticas concomitantes a doenças autoimunes do fígado.

Palavras-chave

Cirrose Biliar Primária, Hepatite Autoimune, Acalasia Esofágica

Área

Clínica Médica

Autores

LINCOLN RODRIGUES FERNANDES JUNIOR, BRUNO MIRANDA DE JESUS, ALESSANDRA JACÓ YAMAMOTO, JHONATAN PEREIRA CASTRO, LEONARDO AUGUSTO DIAS NASCIMENTO, SABRINA CAIXETA ANDRADE