15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ADMITIDOS COM PNEUMOTÓRAX E HEMOTÓRAX EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE ARAGUAÍNA-TO

Fundamentação/Introdução

O trauma torácico é uma relevante causa de morte no Brasil, tal fato entra em concordância com o aumento da violência no país, visto que as principais causas de ferimentos no tórax são devido a lesões por arma branca, arma de fogo e quedas. Estudos apontam que o adulto-jovem do sexo masculino é o protagonista desse cenário, já que este apresenta-se mais vulnerável a situações de violência em seu cotidiano. Os principais diagnósticos realizados no pronto socorro em pacientes com traumatismo torácico são pneumotórax e hemotórax, na qual em sua maioria a conduta consiste na drenagem de tórax, além de suporte clínico a depender de cada caso.

Objetivos

Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes admitidos com pneumotórax e hemotórax em hospital de referência de Araguaína–TO.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo através da análise dos prontuários dos pacientes vítimas de trauma torácico com diagnóstico de pneumotórax e hemotórax no hospital de referência de Araguaína–TO.

Resultados

A partir da análise dos prontuários dos pacientes, admitiu-se que grande parte dos casos era de pneumotórax, seguidos de hemotórax, entre outros como abscesso pulmonar, derrame pleural e causas não identificadas. No que refere-se ao perfil epidemiológico, os pacientes com pneumotórax em suma consistem em homens jovens vítimas de ferimentos por arma branca e de fogo, por vezes associados ao uso excessivo de álcool. Tal interpretação assemelha-se à análise dos casos de hemotórax admitidos na mesma unidade de saúde, onde também há predominância do sexo masculino, embora a causa mais prevalente seja o acidente automobilístico. Após exame físico completo e confirmação diagnóstica as principais condutas frente aos casos analisados foram a estabilização do paciente com administração de oxigênio, reposição volêmica a critério médico, seguido de drenagem de tórax.

Conclusões/Considerações finais

É indubitável afirmar que assim como nos demais traumas, a prevenção do trauma torácico é uma medida de saúde pública essencial, pois notou-se que os ferimentos por arma branca e de fogo são resultados de episódios decorrentes da violência urbana, sendo minimizados ao evitar locais com alto índice de criminalidade. Não obstante, deve-se incentivar a instituição de medidas de segurança no trabalho e requerer conhecimento dos socorristas em cinemática do trauma, bem como promover a prevenção de acidentes automobilísticos com educação no trânsito, contribuindo de forma global na mudança do cenário do trauma no Brasil.

Palavras-chave

Pneumotórax. Hemotórax. Trauma.

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriel Lima Barcellos, Vinicius Machado Bringel de Castro Cruz, José Walter Lima Prado