15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE MEDICAMENTOS ANTIDIABÉTICOS UTILIZADOS EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS E SUA RELAÇÃO COM HIPOGLICEMIA EM UM AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Fundamentação/Introdução

Estudos mostram que a prevalência da diabetes mellitus aumenta drasticamente em função da idade. Associado a isso está o uso diário de medicações hipoglicemiantes e seus efeitos colaterais com a hipoglicemia.

Objetivos

Observar as prescrições dos antidiabéticos bem como sua relação com quadros hipoglicêmicos em idosos.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo observacional transversal no qual foram analisadas as prescrições médicas de 66 idosos diabéticos atendidos em um ambulatório de especialidades médicas e seus relatos de hipoglicemia através de glicemias capilares e\ou sintomas neuroglicopênicos associados.

Resultados

Os medicamentos mais prescritos foram metformina, insulina NPH e insulina regular. Dos 66 idosos estudados 40.9% apresentaram hipoglicemia sendo 16,7% comprovados pela medição do hemoglico teste. Obteve-se relação estatisticamente significativa entre hipoglicemia e o uso de insulina NPH e de ação rápida (p= <0,005) assim como hipoglicemia e a presença de retinopatia diabética (p=0,093).

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se que o antidiabético oral mais utilizado na população idosa desde estudo foi a metformina seguidos da Insulina NPH e regular. No entanto a insulina NPH mostrou-se uma possível preditora para ocorrência de hipoglicemia em idosos.

Palavras-chave

Eldery, Diabetes Mellitus, Hipoglycemia, Insulin

Área

Clínica Médica

Autores

Luiza Baião Maragno, Tanise Macedo Botelho, Matheus Biolchi dos Santos, Deisy Nascimento, Thiago Sakai