15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ÔMEGA-3 COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA AOS SINTOMAS DESATENCIONAIS EM CAMUNDONGOS SWISS MACHOS

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade leva à prejuízos nos âmbitos profissional e acadêmico pelo efeito desfavorável no aprendizado e pela sintomatologia característica do transtorno assim, buscam-se alternativas terapêuticas como abordagens psicossociais e psicofarmacológicas para beneficiar pacientes não responsivos ao tratamento farmacológico convencional. O ômega-3 é um ácido graxo abundante no encéfalo e tem potencial em promover desfechos favoráveis ao desenvolvimento cognitivo e pode ser adjuvante no tratamento de doenças que tem como sintomatologia a desatenção.

Objetivos

Objetivos: analisar a eficácia da terapia suplementar com ômega-3 em relação a sintomas desatencionais em camundongos Swiss machos; observar a ação do suplemento na melhora do desempenho cognitivo no teste de reconhecimento de objetos.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: estudo de caráter experimental, realizado com 32 camundongos (Mus musculus) da linhagem genética Swiss, divididos em grupos experimentais (n = 8) com ômega-3 (14 mg/kg) e grupo controle, em que foram avaliados o tempo de exploração dos objetos em diferentes fases do teste e o índice de discriminação. Os experimentos foram aprovados pela Comissão de Ética no Uso de Animais e realizados de acordo com a Lei n° 11.794 de 08 de outubro de 2008, e as diretrizes nacionais do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal com protocolo nº 009/18.

Resultados

Resultados: na sessão de treino, a exploração e o tempo total não obtiveram diferenças significativas na análise de variância de duas vias, como esperado para dois objetos idênticos, assim como o tempo total de exploração na fase teste. O tratamento com cetamina alterou o índice de discriminação significativamente [F (3,28) = 7,803, p = 0,010]. Os valores comparativos pré e pós-tratamento para o grupo controle que recebeu aplicação intraperitoneal de salina de 0,566 e 0,323, respectivamente para os grupos controle (salina via oral) e ômega-3 via oral, e para os grupos teste que receberam cetamina intraperitoneal de -0,583 e +0,024, respectivamente para os grupos controle (salina via oral) e ômega-3 via oral, o que demonstra efeito significativo da cetamina na indução de déficit de memória e uma tendência do ômega-3 para reversão parcial desse efeito (resultado positivo no índice de discriminação).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: a administração oral repetida de ômega-3 causa tendência à melhora mnemônica no teste de reconhecimento de objetos.

Palavras-chave

Cetamina; Murinos; Suplementos nutricionais; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade comunitária da região de chapecó - Santa Catarina - Brasil

Autores

Daniela Klein Reis, Isabelle Cristina Souza Riviera, Liz Girardi Müller, Carlos Alberto do Amaral Medeiros