15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE STILL DO ADULTO: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A doença de Still do adulto (DSA) é uma patologia inflamatória sistêmica. É considerada uma doença rara, com incidência de 0,16 casos por 100.000 indivíduos por ano na França. A etiologia da DSA permanece desconhecida. A apresentação clínica é heterogênea, sendo os três sintomas mais frequentes a febre elevada, exantema típico e artralgias. A variedade de sintomas dificulta o seu diagnóstico, que deve ser realizado por exclusão. Os critérios diagnósticos de Yamaguchi são os mais sensíveis. O tratamento consiste no controle da sintomatologia e da evolução da doença, sendo comumente usados os anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides, drogas antirreumáticas modificadoras de doença e imunoglobulinas intravenosas polivalentes.

Objetivos

Relatar um caso de DSA.

Caso

Paciente M.S., do sexo feminino, 48 anos de idade, previamente hígida, referindo quadro de erupções cutâneas de progressão cefalo-caudal não pruriginosas, hemorragia subconjuntival já resolvida, odinofagia e mialgias generalizadas. Buscou atendimento, onde foi prescrito tratamento sintomático com anti-histamínicos. Iniciou com artralgias em punhos, mãos, cotovelos, joelhos e pés, associada a edema e calor local, febre de 39ºC e urticária. A paciente refere o surgimento de nodulações em região occipital, axilar, punho e pés, além de náuseas e vômitos. Reitera dor de garganta e otalgia recentes, sendo realizado o tratamento com amoxicilina. Ao exame físico, apresenta rigidez e dor na mobilização de joelhos e mãos e não apresentava lesões exantemáticas. Nos exames complementares consta leucócitos de 9380 mm³, transaminase glutâmico-oxalacética de 76 U/L e transaminase glutâmico-pirúvica de 54 U/L. Após investigação e descarte de outras etiologias, foi realizado o diagnóstico de DSA. Iniciou o tratamento com prednisona 60 mg uma vez ao dia, levando à melhora do quadro clínico e dos aspectos laboratoriais.

Conclusões/Considerações finais

A DSA é uma patologia inflamatória sistêmica rara. Indivíduos acometidos com tal condição possuem contexto genético predisponente, podendo ter os sintomas desencadeados por diversos fatores, em especial agentes infecciosos. Segundo os critérios de Yamaguchi, o presente diagnóstico consiste em 3 critérios maiores e 3 critérios menores. Seu tratamento é normalmente empírico. A doença requer acompanhamento constante para evitar possíveis complicações e lesões em órgão-alvo.

Palavras-chave

Doença de Still do Adulto; Doença de Still; Relato de Caso; Reumatologia.

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Quadri Bortoli, Larissa De Rossi, Luísa Vasques Vargas, Luísa Rodrigues Frasson, Thais Rohde Pavan