15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

UM CASO INCOMUM DE INSUFICIÊNCIA ADRENAL E RENAL POR HISTOPLASMOSE DISSEMINADA EM UM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE

Introdução/Fundamentos

A histoplasmose disseminada é caracteristicamente uma doença oportunista com envolvimento generalizado do sistema reticuloendotelial. Trata-se de uma patologia incomum em indivíduos imunocompetentes com envolvimento adrenal e renal, que deve ser suspeitada diante de sintomas como febre, hiporexia, mialgia e hiperpigmentação cutâneo-mucosa. Tendo em vista a progressão e cronicidade dos sintomas, torna-se fundamental o diagnóstico e tratamento precoce.

Objetivos

Relatar um caso raro de insuficiência adrenal e renal aguda por histoplasmose disseminada, em um paciente imunocompetente, a partir das alterações clínicas sugestivas de insuficiência adrenal e dos exames complementares realizados durante a internação que confirmaram o diagnóstico.

Caso

Paciente do sexo masculino, 47 anos, com diagnostico prévio de histoplasmose disseminada realizado por biopsia renal a qual evidenciou nefrite tubulointersticial com fungos leveduriformes, sugestivo de histoplasmose, sendo iniciado tratamento com antifúngico(itraconazol) desde então. Foi internado devido ao quadro de mialgia, perda de peso significativa, inapetência, náuseas e vômitos, para investigação de uma provável reativação da doença e avaliação da necessidade de tratamento com anfotericina B. Ao exame físico apresentava hiperpigmentação cutâneo difusa, com acometimento de região palmo-plantar e mucosa oral. Em investigação laboratorial apresentava: insuficiência renal aguda com creatinina de 3.45 mg/dL; hiponatremia (sódio: 132); hipercalemia: (potássio: 5,9); cortisol: 1,9 mcg/dL; ACTH: 1250 pg/mL, sendo aventada hipótese de insuficiência adrenal primária.Investigações radiológicas foram iniciadas a partir de tomografia computadorizada de abdome, que evidenciou hiperplasia adrenal bilateral, com tamanho de 2,5 cm e aspecto nodular. Foi realizada biópsia com agulha grossa de adrenal direita, demonstrando presença de tecido necrótico associado à infecção fúngica, sugestiva de histoplasmose. Durante a hospitalização foi utilizada corticoterapia endovenosa (hidrocortisona) o que resultou em uma melhora significativa das queixas clinicas do paciente e dos exames laboratoriais. Recebeu alta em bom estado, em uso de itraconazol 400 mg/dia e prednisona 15 mg/dia, com seguimento em ambulatório de endocrinologia e nefrologia.

Conclusões/Considerações finais

A histoplasmose disseminada pode acometer pacientes imunocompetentes, tornando-se fundamental o conhecimento de algumas complicações clinicas da doença como a insuficiência adrenal.

Palavras-chave

Histoplasmose disseminada. Insuficiência adrenal. Imunocompetente.

Área

Clínica Médica

Autores

ANNA RITA BARCELOS MARTIN, ISABELLA GALVÃO ANDRADE, TIAGO LUCAS TADEU CARVALHO CASTRO, JULIANA LEITE SALVIANO, IANESSA ARANTES VALLE, PEDRO LEONARDO BARCELOS MARTIN