15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A INFLUÊNCIA DA MICROBIOTA INTESTINAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER

Fundamentação/Introdução

As doenças neurodegenerativas, dentre elas a doença de Alzheimer (DA), têm aumentado nos últimos anos devido ao envelhecimento permitido pelo desenvolvimento médico. Sabe-se que certos componentes como ß-amilóide e proteína Tau estão intimamente relacionados com a presença da doença, entretanto o exato processo de depósito destes no sistema nervoso central (SNC) ainda é incerto, destacando-se, de acordo com recentes estudos, a relevância do eixo cérebro-intestino e microbioma intestinal como um possível contribuinte para a gênese da doença.

Objetivos

Analisar a influência dos microorganismos que compõem a microbiota intestinal e a sua possível influência no surgimento da DA, buscando elucidar a comunicação cérebro-intestino.

Delineamento e Métodos

Realizou-se revisão de literatura com busca de dados publicados entre 2009 e 2019 nas seguintes plataformas: Scielo, Pubmed e Medline, utilizando-se as palavras-chave: “Alzheimer dementia”, “Alzheimer disease”, “intestinal microbiome”, “gut-brain axis”, “gut microbiota and neurodegenerative diseases”, “intestinal barrier”.

Resultados

Alterações do equilíbrio da microbiota intestinal colaboram com a produção de citocinas e proteínas como ß-amilóide, podendo ser levadas os SNC, contribuindo possivelmente como um fator adjuvante na gênese da DA.

Conclusões/Considerações finais

Pesquisas sobre a influência do eixo cérebro-intestino e a microbiota local demonstram ser promissoras para o entendimento e prevenção da doença de Alzheimer.

Palavras-chave

Doença de Alzheimer; Eixo Cérebro-Intestino; Microbiota Intestinal; Amilóide; Sistema Nervoso Central.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Giulianna Pontes Bozolla, Francesca Tromba, Breno Bauab