15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do rastreamento de Apneia obstrutiva do sono e de sonolência diurna excessiva em pacientes com sobrepeso e obesidade

Fundamentação/Introdução

Nas últimas décadas, a prevalência da obesidade aumentou drasticamente no mundo todo. Sabe-se que nos pacientes obesos, ocorre estreitamento das vias aéreas superiores, o que gera limitação ao fluxo de ar, principalmente durante o sono profundo (fase 4 e sono REM), o que pode ser diagnosticado pela polissonografia, exame caro e pouco disponível no SUS.
Atualmente dispõe-se de questionários que podem quantificar um de seus sintomas : a sonolência diurna excessiva (SDE) (escore de sonolência de Epworth, ESE) e também rastrear a própria apneia do sono como o questionário STOP-BANG.

Objetivos

O objetivo principal deste estudo é descrever os dados demográficos e clínicos de pacientes com sobrepeso e obesidade, em acompanhamento ambulatorial em hospital universitário, avaliar o rastreamento de AOS (Apneia Obstrutiva do sono) e a sonolência diurna excessiva em pacientes com sobrepeso e obesidade.

Delineamento e Métodos

A presente pesquisa foi executada no ambulatório de Hospital Universitário no sul do País, no consultório da endocrinologia, em dias reservados para o atendimento de pacientes com sobrepeso/obesidade. Trata-se de um estudo transversal analítico, desenvolvido no período de dezembro de 2015 a novembro de 2018.

Resultados

Observou-se uma amostra de 79 pacientes, com prevalência do sexo feminino (82,3%) com idade de 41,9 ± 11,9 anos. Possuíam companheiros 59,5% da amostra Os pacientes apresentavam peso de 97,52 ± 11,17 com IMC de 36,82 ± 5,56, circunferência abdominal de 110,82 ± 14,24, circunferência do pescoço de 38,92 ± 3,82. A comorbidades mais frequente foi hipertensão arterial sistêmica, observada em 50,6% dos participantes, seguida por hipotireoidismo (25,3%) e diabetes mellitus (24,1%). A pontuação no instrumento de rastreamento de apneia do sono (STOP-BANG) foi de 3,14 ± 1,78 e 54% dos pacientes tinha pontuação no STOP-BANG acima de 4, ou seja, risco intermediário a alto para apnéia obstrutiva do sono. O índice de sonolência diurna excessiva obtida pela soma dos pontos do questionário EPWORTH foi de 9,62 ± 5,26 . SDE, ou seja, pontuação igual ou maior que 10 no EPWORTH, foi observada em 38% dos pacientes.

Conclusões/Considerações finais

Ferramentas de rastreamento da apneia do sono como o STOP-BANG e de avaliação da sonolência noturna foram positivas em grande proporção da amostra de amostra de pacientes com sobrepeso e obesidade seguidos no ambulatório de endocrinologia. Isso demonstra a importância de que essas comorbidades sejam investigadas, nesse grupo de pacientes.

Palavras-chave

STOP-Bang questionnaires; Obstructive sleep apnea; Sleep apnea; Sleep apnea screening; Morbid obesity; Polysomnography; Diagnostic techniquesand procedures; Surveys and questionnaires; brazil; Respiration Disorders; obesity; overweight.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Gabriel Porto Santos, Marina Jarschel, Mackerley Bleixuvehl, Mariangela Pimentel, Leila John Steidle