15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Ramsay Hunt – Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A Síndrome de Ramsay Hunt tem incidência de 5/100000 habitantes, com relevância clínica por ser a segunda causa de paralisia facial atraumática. É caracterizada pela associação de paralisia facial periférica com erupção vesicular no trajeto dos nervos cranianos VII e VIII.

Objetivos

Relatar uma complicação rara da infecção pelo vírus Varicela Zoster, muitas vezes subdiagnosticada ou diagnosticada erroneamente como Paralisia de Bell: a Síndrome de Ramsay-Hunt ou Herpes Zoster Ótico. Pretende-se com este caso destacar os sinais e sintomas que alertam para esta patologia.

Caso

Mulher, 52 anos, previamente portadora de hipertensão bem controlada, comparece com queixa de plegia em hemiface à direita há 3 dias. Diagnosticada a princípio com Paralisia de Bell, é tratada com prednisona, dipirona e lágrima artificial. Sem melhora dos sintomas, associou-se ao quadro cefaléia temporoparietal direita, lesões vesiculares dolorosas em pavilhão auricular ipsilateral, além de vertigem que impossibilitava a deambulação sem apoio, momento em que procurou o pronto atendimento. O exame físico revela paralisia de hemiface direita, inclusive frontal e palpebral, desvio de rima labial para esquerda, lesões vesiculo-crostosas em conduto auditivo e pavilhão auricular ipsilateral, bem como palato do mesmo lado. Bom estado geral, lúcida e orientada, afebril, sem déficits focais, força e sensibilidade preservada nos 4 membros, sem rigidez de nuca, pupilas isofotoreativas. Dados vitais estáveis. Diante da cefaleia com possíveis sinais de alerta, lançado mão da tomografia de crânio, sem alterações. Confirmado o diagnóstico da Síndrome de Ramsay Hunt, prescrito fanciclovir, mantido terapêutica anterior e indicado fisioterapia motora para melhor recuperação clínica.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de a síndrome possuir sinais característicos como a paralisia facial associada a lesões herpéticas em conduto auditivo, pavilhão auricular e palato, seu diagnóstico ainda é um desafio. O clínico deve estar atento à diversidade de sua apresentação, mesmo no pronto-socorro, como no caso descrito, para melhor atuação. Atualmente a proporção de Bell : Ramsay Hunt é de 15:1. É necessário reconhecimento precoce do envolvimento do vírus Zoster para prescrição do antiviral que, associado a corticoterapia, demonstra ser o tratamento de primeira linha, preferencialmente se instituído nas primeiras 72 horas do surgimento dos sintomas.

Palavras-chave

Paralisia de Bell; Herpes Zoster, Vertigem, Síndrome de Ramsay Hunt

Área

Clínica Médica

Autores

Natália Trifiletti Crespo, Enaura Priscila Pimenta, Jamille Hemetrio Salles Martins Costa, Samir Hemetrio Salles Costa, Valeria Lopes Cupertino