15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Eficácia dos índices de avaliação nutricional para o diagnóstico de desnutrição em pacientes com insuficiência cardíaca em acompanhamento ambulatorial

Fundamentação/Introdução

A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença de grande prevalência, que apesar de sua gravidade, muitas vezes tem seu tratamento não-farmacológico deixado de lado. Os pacientes com insuficiência cardíaca podem evoluir para quadros de desnutrição por vários fatores relacionados à IC, mas são subdiagnosticados por estes não estarem necessariamente atrelados ao índice de massa corporal.

Objetivos

Avaliar a eficácia de índices de avaliação nutricional e diagnóstico de desnutrição em pacientes com IC comparado com a avaliação de nutricionista.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal e unicêntrico em hospital terciário com pacientes com IC em acompanhamento ambulatorial.

Amostra compreendeu pacientes que acompanham o ambulatório de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, de ambos os sexos, acima de 18 anos de idade. Estes foram submetidos à avaliação da nutricionista, utilizando o questionário validado MNA (Mini Nutritional Assessment) e a avaliação subjetiva global, e, em seguida, foi realizada a coleta de exames de sangue, contendo albumina, proteína C reativa, linfócitos e colesterol total. O método de avaliação dos dados laboratoriais foram os escores validados CONUT (Controlling Nutritional Status), PNI (Prognostic Nutritional Index) e GNRI (Geriatric Nutritional Risk Index).

Resultados

A avaliação global realizada pela nutricionista mostrou que em relação aos índices, somente o CONUT conseguiu apresentar resultado comparável com significância estatística (p=0,054), com prevalência de 75% desnutrição leve e 8% dos casos com desnutrição moderada a grave.

Conclusões/Considerações finais

Pode-se concluir que o índice mais confiável para a avaliação da desnutrição é o CONUT pelo fato de ter gerado resultados mais semelhantes à avaliação global feita pela nutricionista. Dessa maneira, pode ser utilizado como uma ferramenta a mais no acompanhamento desses pacientes.

Palavras-chave

desnutrição, insuficiência cardíaca, fatores de risco, ICCFER, avaliação nutricional

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Karyn Ehrenfried de Freitas, Lidia Ana Zytynski Moura, Victoria Marzagão Ribeiro Paglio, Giovanna Voigt Pisconti Machado, Catharine Harumi Konno, Marcely Gimenes Bonatto